Solução da Nexans contribui para projeto de mobilidade urbana do Rio de Janeiro

28/09/2015 - Solução da Nexans contribui para projeto de mobilidade urbana do Rio de Janeiro
 
mapa_vlt_carioca.jpgVLT Carioca contará com cabeamento da multinacional e integrará sistemas de transporte no centro, aeroporto e zona portuária
Neste mês, foi anunciada a parceria entre Alstom e Nexans no desenvolvimento do projeto de Veículos Leves sobre Trilho (VLT) Carioca. Com previsão de operação plena em 2016, a obra é composta por 32 trens e ligará Centro e Região Portuária em 28 Km e 32 paradas. O projeto, avaliado em mais de R$ 1 bilhão, fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e o Aeroporto Santos Dumont. Com funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana, o sistema terá capacidade de transportar até 300 mil passageiros por dia.
O VLT Carioca é uma parceria público-privada desenvolvida pela prefeitura do Rio de Janeiro/RJ e adotará exclusivamente cabos Nexans. Como parte do contrato, a Nexans produzirá os cabos de energia, dados e controle para todos os trens. O projeto não receberá energia via linhas de transmissão aérea. Ao invés disso, a energia será fornecida por uma combinação de um terceiro trilho e de um supercapacitor. Este será o primeiro trem no mundo a usar a combinação desses sistemas.
Esta é uma solução integrada entre Nexans Europa (que fornecerá o cabeamento interno de todos os vagões) e a Nexans Brasil e teve início desde os primeiros estudos técnicos para viabilização do VLT. A unidade nacional da empresa forneceu mais de 200 mil metrosde produtos não halogenados, os cabos Afitox e Fibep. Cabos livres de halogênio garantem maior segurança ao intenso número de passageiros que usarão o sistema todos os dias, pois são retardantes à chama, possuem baixa emissão de fumaça e gases tóxicos em situações de incêndio. Os cabos que energizarão o VLT através do terceiro trilho e também os cabos para aplicação na subestação, foram totalmente produzidos na fábrica da multinacional localizada na região da Pavuna (Rio de Janeiro/RJ).
A Alstom escolheu a Nexans como parceira nesta iniciativa por conta de sua trajetória em projetos bem sucedidos na área de rolling stock na América do Sul e no mundo inteiro. Além disso, a multinacional francesa especializada em soluções de cabeamento desenvolveu um sistema de gestão avançada de supply chain, permitindo a entrega de todos os cabos em um curto período de tempo. “Esse contrato fortalece o relacionamento já existente entre as empresas. Estamos muito satisfeitos em fazer parte do projeto, uma das diversas iniciativas que temos em andamento com a Alstom, e não vemos a hora de contribuir para a modernização da linha na região”, comentou o gerente do segmento de rolling stock da Nexans, François Renier.
O público em geral já pode conhecer melhor o projeto visitando o protótipo em tamanho real de um dos vagões do sistema. Ele está instalado na Praça da Cinelândia, no centro da cidade. Além de obter detalhes sobre o interior da composição, os interessados terão informação sobre todo o projeto e também conhecer todo o trajeto e funcionamento do VLT Carioca. As visitas estão abertas de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. Para outras informações, acesse www.vltrio.com.br
 
Sobre a Nexans - A Nexans traz energia para a vida através de uma extensa gama de cabos e soluções de cabeamento que proporcionam maior desempenho para os nossos clientes no mundo inteiro.
A equipe Nexans está comprometida com uma abordagem de parceria que apoia nossos clientes em quatro áreas de negócio principais: transmissão e distribuição de energia (submarino e terrestre), fontes de energia (petróleo e gás, mineração e renováveis), transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo) e construção (comercial, residencial e data centers).
A estratégia da Nexans é fundamentada na inovação contínua de produtos, soluções e serviços, desenvolvimento de colaboradores, treinamento de clientes e processos industriais de baixo impacto ambiental.
Em 2013, a Nexans se tornou o primeiro player mundial em cabos a criar uma Fundação com foco em introduzir iniciativas sustentáveis para o acesso à energia em comunidades carentes por todo o mundo.
Temos uma presença industrial em 40 países e atividades comerciais em todo o mundo, empregando cerca de 26 mil pessoas e gerando vendas em 2014 de aproximadamente 6,4 bilhões de euros. A Nexans está listada na NYSE Euronext Paris, seção A. Para mais informações, consulte: www.nexans.com.br
 
Imagem: divulgação
Alfapress Comunicação

Site Login