EXPOSIBRAM 2015 é aberta em clima de otimismo para novos negócios no setor mineral

15/09/2015 – EXPOSIBRAM 2015 é aberta em clima de otimismo para novos negócios no setor mineral

rossetti_meia_cana_mineradora.jpg“Nesses quatro dias, vamos promover boas notícias e bons negócios para o segmento mineral no Brasil e em várias partes do planeta. É o momento de demonstrarmos otimismo e buscarmos novas oportunidades de negócio e de inovação tecnológica de nosso setor” – com estas palavras o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, José Fernando Coura, abriu a solenidade da abertura oficial da EXPOSIBRAM 2015 – Exposição Internacional de Mineração e do 16º Congresso Brasileiro de Mineração, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
O tema de ambos os eventos este ano, que serão realizados até o dia 17, é ‘Mineração no mundo da inovação’. Segundo Fernando Coura, “é com inovação que faremos frente à atual crise e é com muito otimismo que temos que nos planejar para gerarmos oportunidades para a indústria da mineração. Cada segmento relacionado ao setor mineral tem que encarar esse desafio de superação de frente, com a mente aberta para vislumbrar, via propostas inovadoras, os caminhos que nos levarão novamente a um ciclo virtuoso nos negócios, e esse esforço começa aqui durante a Exposição e o Congresso Brasileiro de Mineração que o IBRAM organiza”.
O presidente do Instituto dirigiu mensagem às muitas autoridades públicas presentes à cerimônia, defendendo o apoio ao setor mineral para que possa voltar a crescer e prestar contribuições ao desenvolvimento nacional: “A mineração empresarial sempre gera muitos impactos positivos nas comunidades e nas regiões onde atua. As empresas associadas ao IBRAM estão aí para comprovar isso”.
Segundo ele, “inovação e sustentabilidade são temas transversais, são mantras na moderna gestão dos empreendimentos de mineração, no Brasil e nas demais nações competitivivas neste setor”. Fernando Coura disse que a mineração movimenta por ano, um volume de US$ 38 bilhões de dólares, e cerca de 1 bilhão e 200 milhões de toneladas de bens minerais no Brasil.
 
Autoridades prestigiam solenidade
Além de Fernando Coura, participaram da Mesa de Abertura: Clóvis Torres Júnior – Consultor Geral e Diretor de Integridade Corporativa da Vale e Presidente do Conselho Diretor do IBRAM; José de La Rosa Burgos – Embaixador das Filipinas no Brasil; Jirí Havlik – Embaixador da República Tcheca; Rodrigo de Castro – Deputado Federal (representando o presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Eduardo Cunha); Deputado Adalclever Lopes – presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; Ricardo Ferraço – Senador pelo Estado do Espírito Santo; Délio Malheiros – vice-prefeito de Belo Horizonte, representando o prefeito Márcio Lacerda; Carlos Nogueira da Costa Júnior – secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – Ministério de Minas e Energia; Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio – diretor titular do Departamento da ìndústria da Construção FIESP – representando o presidente da FIESP; Altamir Roso – secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG; Luis Ermírio de Moraes – Filho do empresário homenageado, Antônio Ermírio de Moraes; Oscar Raabe – Presidente da Associação Brasileira de Cal – ABRACAL; Celso Castilho de Sousa – Conselheiro do Sindiextra, José Fernando Gomes – presidente do Simineral.
Na plateia compareceram muitas outras figuras ilustres, como deputados estaduais e prefeitos de várias cidades mineiras.
 
Combate à burocracia
Fernando Coura também cobrou do poder público medidas efetivas para combater a burocracia e modernizar regras, como as do licenciamento ambiental. “A burocracia e as leis e regras anacrônicas dificultam, emperram, inibem a atividade minerária e sua necessária expansão. Não é exagero dizer que este país está deixando esvair pelo enorme ralo da burocracia seu enorme e invejável potencial mineral ao não se registrar ações com mais velocidade e racionalidade para que o setor mineral consiga evoluir”.
Para ele, “o Brasil precisa de uma mineração cada vez mais forte e arrojada. o clima desta EXPOSIBRAM é de pleno otimismo com o futuro”, afirmou.
O Deputado Federal Rodrigo de Castro, Presidente da Comissão de Minas e Energia e representante do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, discursou e também criticou as “incertezas” em relação ao licenciamento e à infraestrutura que afetam negativamente a mineração. Ele disse que atua para que o Congresso Nacional debata e vote com rapidez uma nova lei para o licenciamento ambiental de empreendimentos produtivos. “Terá que ser uma lei com maior clareza, mais objetiva para os empreendedores”, disse.
O Senador Ricardo Ferraço também defendeu medidas para melhorar o ambiente de negócios da indústria da mineração. “A mineração é geradora de oportunidades de negócios e de carreira e de desenvolvimento em todo território nacional”, afirmou. Segundo o senador, o setor mineral brasileiro é arrojado, protagonista no cenário mundial e merece ter atenção especial do poder público para atuar em um ambiente mais propício para desenvolver negócios. “Eu espero que desta EXPOSIBRAM seja criada uma agenda de trabalho para que juntos possamos debater propostas para o setor mineral”, afirmou.
 
Homenagens
Após os discursos, José Fernando Coura entregou uma placa comemorativa ao filho do líder empresarial Antônio Ermírio de Moraes, Luis Ermírio de Moraes, em homenagem à trajetória do empresário, um dos expoentes do Grupo Votorantim. O 16º Congresso Brasileiro de Mineração recebe o nome de “Antônio Ermírio de Moraes”, um dos fundadores do IBRAM.
“Antônio Ermírio é lembrado como engenheiro brasileiro, um pai reverenciado e um empresário reconhecido por seu talento, integridade e ética mundo afora. ele é um dos maiores brasileiros que tive o prazer de conhecer”, disse Fernando Coura.
Também foram homenageados dois outros personagens importantes na história da mineração brasileira. Dois auditórios do Congresso foram identificados com seus nomes: os ilustres engenheiros Francisco Moacyr de Vasconcellos e de Rinaldo Campos Soares.
“Esses dois profissionais, o cearense Francisco Moacyr e o mineiro Rinaldo exerceram importantes funções na vida profissional e trouxeram contribuições inequívocas para a mineração brasileira”, lembrou Fernando Coura.
 
PATROCINADORES E APOIADORES
O evento conta com o patrocínio da mineradora Vale, da Votorantim Metais, da Anglo American, da AngloGoldAshanti, da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, da Samarco Mineração, da Kinross, da Companhia Siderúrgica Nacional, da Geosol, da Gerdau e da Confederação Nacional da Indústria - CNI.
Figuram como apoiadores a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Departamento de Minas Gerais (ABEE-MG), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC), o Sistema FIEMG, o Instituto Aço Brasil, o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), o Governo de Minas Gerais e a BeloTur/Prefeitura de Belo Horizonte (MG).
 
EXPOSIBRAM 2015
Data: 14 a 17 de setembro de 2015
Horário: 13 às 21h (Exposição)
Local: Centro de Feiras e Convenções de Minas Gerais – EXPOMINAS
Av. Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira - Belo Horizonte, Minas Gerais
Informações e inscrições: www.exposibram.org.br
 
 
PROFISSIONAIS DO TEXTO
ETC COMUNICAÇÃO

Site Login