GE adota sistemas inteligentes para o setor sucroalcooleiro

26/08/2015 - GE adota sistemas inteligentes para o setor sucroalcooleiro

ge_sucroalcooleiro.pngAcompanhando a evolução da indústria sucroalcooleira e a demanda por novas tecnologias que equacionem inteligência digital a eficiência operacional, a GE apresentará durante a Fenasucro 2015, que acontece de 25 a 28 de agosto em Sertãozinho (SP), o software de gestão Predix. A solução foi desenvolvida para monitorar a operação de unidades industriais e identificar processos que estejam apresentando falhas ou que possam ser aperfeiçoados, de modo a otimizar a operação de usinas sucroalcooleiras e reduzir o risco de paradas inesperadas.
O software de gestão integra o conceito de Industrial Internet preconizado pela GE, que implica na conectividade entre homem e máquinas a partir da disponibilização de dados operacionais relacionados ao desempenho de complexos industriais. A partir da análise de dados – o chamado big data – e a troca de informações em tempo real entre centros de monitoramento da GE com a base de operação do cliente, é possível acompanhar o andamento desde processos mais usuais até os mais sensíveis e identificar operações que não estejam acontecendo de modo adequado, o que pode aumentar o desempenho da planta e evitar a ocorrência de falhas fruto de erros operacionais.
“O Predix é um software de gestão utilizado em diferentes segmentos industriais e no qual identificamos bastante sinergia com o setor de açúcar e álcool”, comenta Marcio Rigato, diretor de vendas da área de automação da GE para a América Latina. “Hoje, eficiência energética é um dos pontos mais sensíveis dentro de usinas sucroalcooleiras, sendo que o Predix pode funcionar como aliado estratégico ao acompanhar o nível de produtividade da indústria e permitir a redução do consumo energético por meio do aprimoramento de diferentes processos”, explica o executivo.
Por meio do sistema, o desempenho de turbinas, caldeiras de pressão, torres de resfriamento e demais equipamentos instalados em usinas sucroalcooleiras podem ser monitorados. Todos os dados coletados são enviados ao centro de controle da GE, que faz a análise das informações registradas e as disponibiliza no formato de relatórios e gráficos ao cliente, que pode consultá-las em computadores instalados na planta industrial ou de modo remoto em dispositivos móveis.
“Ao realizar análises preditivas, custos gerados a partir de erros operacionais ou por manutenções não-programadas podem ser expressivamente reduzidos, um fator essencial para a operação de qualquer indústria atualmente”, analisa Rigato.
Em uma escola global, a GE estima que cerca de US$ 150 bilhões possam ser economizados a partir da adoção da Industrial Internet em diferentes segmentos da indústria global. A economia se daria pela eliminação de desperdícios e aperfeiçoamento de tecnologias e soluções já existentes.

Estande GE: BC23
Sobre a Fenasucro
Data: de 25 a 28 de agosto
Local: Centro de Exposições Zanini (Marginal João Olézio Marques, 3.563 Sertãozinho-SP)

Sobre a GE - A GE combina os universos físico e digital de uma maneira singular. Ela se dedica a imaginar coisas que outros não conseguem, a construir soluções que outros não podem e a criar inovações para fazer o mundo funcionar melhor. Em seus laboratórios, em suas fábricas e junto de seus clientes, a GE está inventando a próxima era industrial para construir, mover, gerar energia e trazer mais saúde para o mundo. Para mais informações visite nosso site

Imagem: divulgação GE
Agência Ideal

Site Login