ZF fornecerá 172 transmissões automáticas Ecolife com 6 marchas na maior venda de ônibus a gás já realizada na Colômbia

22/07/2015 - ZF fornecerá 172 transmissões automáticas Ecolife com 6 marchas na maior venda de ônibus a gás já realizada na Colômbia
 
zf_alexandre_marreco.jpgZF Ecolife equipará 100% dos novos ônibus Scania adquiridos pelas empresas operadoras Sotramac e Transambiental
Nova frota reduzirá em mais de 90% as emissões em comparação com tecnologia atual disponível no país
Retarder primário integrado à transmissão aumenta a segurança e a vida útil do sistema de freio e reduz a emissão de fuligem ao meio ambiente
A ZF será a fornecedora de transmissões automáticas Ecolife com 6 marchas para a frota de 172 ônibus Scania vendidos na Colômbia no mês de junho. Todos os veículos serão movidos a gás, que cumprem com as normas mais exigentes e reduzem em mais de 90% as emissões em comparação com a tecnologia atual disponível na frota colombiana. Os primeiros ônibus a gás começarão a operar no segundo semestre deste ano em Cartagena, quinta maior cidade da Colômbia.
Dentre os 147 veículos a gás, 58 são articulados, de 18 metros, com capacidade para 160 passageiros, adquiridos pelo operador Sotramac. O restante, 89 unidades, são do tipo padrão, com 12 metros, comprados pelo operador Transambiental.
Os ônibus com as transmissões ZF irão operar no novo sistema de transporte de Cartagena de Índias, chamado TransCaribe. Os ônibus do operador Sotramac rodarão uma média de 250 quilômetros por dia, enquanto as unidades da Transambiental farão percursos de até 200 quilômetros por dia.
“A concretização da venda das transmissões, que representa 100% da nova aquisição, foi realizada em parceria com a Scania Colômbia e levou aproximadamente seis meses. Por meio de comprovações técnicas do produto nos operadores, a equipe de Desenvolvimento de Novos Negócios da ZF apresentou e esclareceu todos os benefícios e vantagens da transmissão automática ZF Ecolife de 6 velocidades. Outra função que apresentamos foi o retardador primário integrado, sistema que auxilia a frenagem em até 8 km/h, e evita o uso intensivo dos freios de serviço durante a operação, aumentando assim a segurança e a  vida útil dos componentes do sistema de freios e pneus, além disso reduz significativamente a emissão de fuligens ao meio ambiente”, destaca Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios.
Com esta venda, a ZF passa a fazer parte de outros mercados da Colômbia. Em Bogotá, a empresa mantém escritório comercial e de serviços de aftermarket para atender as demandas da capital do país, além das cidades de Cali e Medellín, entre outras.
As expectativas de novos negócios para a ZF na Colômbia são positivas. Além de Cartagena, outras cidades da região norte do país, como Medellín e Santa Marta, estão optando por tecnologias alternativas como o gás para o plano de renovação e ampliação de suas frotas de ônibus. As novas compras de ônibus baseiam-se nas recomendações do plano de ascensão tecnológica do país, lançado pelo Decreto 447, que contempla novas tecnologias alternativas como veículos híbridos, elétricos e a gás.
 
Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.
Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.
Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan "Motion and Mobility" mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca. www.zf.com
 
Legenda foto - Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da ZF
 
Foto: divulgação
MM Editorial

Site Login