Novo Grupo ZF apresenta perspectivas para o futuro

15/07/2015 - Novo Grupo ZF apresenta perspectivas para o futuro
 
zf_trw.jpgApós aprovação pelas autoridades responsáveis pelas leis antitrust, no último dia 15 de maio, a ZF Friedrichshafen AG finalizou a incorporação da TRW Automotive, que se tornou a quinta divisão da empresa. Um dos principais aspectos do processo de integração consiste em manter o andamento dos negócios com os clientes. Diversas equipes trabalham paralelamente para sincronizar todos os processos operacionais no longo prazo – desde compras até o mercado de pós-venda. O setor de pesquisa e desenvolvimento tem o objetivo de aplicar o enorme potencial de inovação de ambas as companhias o mais rápido possível, lançando as bases para o desenvolvimento de produtos para o futuro, seguindo as metas estratégicas de eficiência, segurança e condução automatizada.
“A integração da TRW ao Grupo ZF segue um objetivo claramente definido: como uma das líderes mundiais no fornecimento para a indústria automotiva, queremos oferecer soluções de sistemas completos para atender às megatendências do futuro”, declara Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF. Avaliando apenas os números, a nova empresa apresenta um vasto potencial: opera em cerca de 230 unidades instaladas em torno de 40 países, considerando que a maioria das montadoras consta em sua ampla carteira de clientes. Em 2014, os 134 mil colaboradores geraram um volume combinado de vendas superior a 30 bilhões de euros. O novo portfólio de produtos e tecnologias cobre uma ampla faixa e, considerando o segmento de veículos de passeio, unifica os sistemas de transmissão e tecnologia de chassis com os sistemas de segurança ativa e passiva. A ZF passa então a fornecer praticamente todos os componentes necessários para possibilitar a condução totalmente automatizada – das transmissões automáticas e acionamentos de eixos, passando pelos sistemas ativos de chassis, até os sistemas de assistência ao motorista, com abrangência de sistemas de câmeras e radares, direção elétrica, software e sistemas de controle do veículo.
 
Integração e nova diversidade de produtos
A incorporação da TRW ao Grupo ZF preservará o dinamismo empresarial e as relações comerciais com os clientes, razão pela qual inicialmente operará como quinta divisão da ZF, mantendo a marca TRW. Ao mesmo tempo, a ZF definirá a base para seus novos produtos, visando alcançar sua meta de gerar valor adicional para os clientes, fornecendo sistemas completos de uma única empresa. “A fusão de nossas capacidades de pesquisa e desenvolvimento nos permitirá criar tecnologias inovadoras para o futuro”, declara Dr. Sommer. Esse processo abrange muito mais que a condução automatizada – a tendência do futuro – para a qual o novo Grupo ZF oferece toda uma gama de soluções, incluindo novidades como o piloto automático Highway Chauffeur e o sistema de assistência ao estacionamento, que facilita as manobras. A ZF também continuará aperfeiçoando os sensores e atuadores para aumentar o grau de maturidade tecnológica dos sistemas que hoje já estão prontos para a produção em série.
No quesito eficiência, as competências das duas empresas complementam-se, como evidenciado no desenvolvimento de acionamentos híbridos ou totalmente elétricos, segmento em que o Grupo ZF será favorecido pelo know-how em tecnologia de freios de sua nova divisão, sobretudo em matéria de recuperação de energia. Em termos de segurança, que é mais uma das metas estratégicas, as possibilidades atuais abrem novos caminhos para o Grupo ZF, que continuará investindo cerca de 5% das vendas na área de pesquisa e desenvolvimento, o que possibilitará oferecer soluções que integram o sistema de direção, o chassis ativo e o programa de estabilidade. Isso aumentará consideravelmente a segurança dos sistemas atuais de estabilidade, que geralmente são controlados pelo freio. A ZF também poderá continuar ampliando suas competências em tecnologia de sensores e sistemas de suspensão ativa para desenvolver sistemas de amortecimento preditivo do chassis.
Versatilidade máxima, sem emissão de poluentes e conectado com o motorista e o ambiente: a ZF mostra o potencial da integração entre os sistemas individuais de chassis e driveline com o sistema de assistência ao motorista e apresenta uma solução exemplar para o trânsito individual urbano nos segmentos de veículos compactos e subcompactos com o Advanced Urban Vehicle O acionamento elétrico do eixo traseiro eTB (do inglês electric Twist Beam) instalado perto das rodas forma o coração do protótipo e possibilita redefinir o layout básico do Advanced Urban Vehicle. O eixo dianteiro é igualmente inovador, com ângulo de esterçamento de até 75° que resulta em mais agilidade e manobrabilidade do veículo.
Duas funções semiautomatizadas de assistência ao motorista proporcionam mais conforto, segurança e eficiência: o Smart Parking Assist coloca o veículo em praticamente qualquer vaga, remotamente controlado através de dispositivos portáteis como relógio inteligente ou smartphone, mesmo nos menores espaços. O protótipo proporciona condução confortável e eficiente graças à função de assistência ao motorista PreVision Cloud Assist com tecnologia em nuvem, que, quando necessário, reduz o torque em tempo de ajustar a velocidade ideal para entrar nas curvas sem necessidade de utilizar os freios. O motorista mantém contato direto com o Advanced Urban Vehicle pelo volante: um sensor de toque (HOD – do inglês Hands-On Detection) cobre a superfície toda da direção, possibilitando funções automatizadas de assistência e condução. Um display OLED instalado diretamente no campo de visão do motorista oferece informações adicionais.

Legendas foto - John C. Plant, presidente e CEO da TRW (à esquerda), e Stefan Sommer, CEO da ZF, querem combinar “o melhor de dois mundos”: da ZF e da TRW.
 
Foto: divulgação
MM Editorial

Site Login