Digicon expõe tecnologias consolidadas para mobilidade urbana na 1ª PrefTech

11/04/2015 - Digicon expõe tecnologias consolidadas para mobilidade urbana na 1ª PrefTech
 
digicon_parquimetro_imprensa.jpgParquímetros solares, validadores eletrônicos e sistemas de controle de trânsito em tempo real são as tecnologias que a Digicon vai demonstrar na 1ª PrefTech – Soluções para Prefeituras. O evento acontece entre os dias 12 a 17 de abril, no Centro de Eventos Expoville, em Joinville/SC.
Além de expor soluções, no dia 16 de abril, a empresa realiza palestra com Hélgio Trindade Filho, mestre em Engenharia de Tráfego, engenheiro eletrônico e diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon. Na ocasião, o executivo vai abordar os resultados gerados pelas tecnologias da empresa aplicadas nos municípios brasileiros.
Segundo Trindade é considerável o crescimento da adesão de vários municípios do país pelas tecnologias da Digicon. “Estamos em praticamente todos os estados brasileiros, o que demonstra que as nossas soluções se adaptam a vários tipos de cenários e trânsitos, gerando resultados muito expressivos”, comenta.
 
Produtos consolidados nas cidades brasileiras
Na 1ª PrefTech, o público pode conhecer o validador eletrônico DG Smart, usado em grande escala em São Paulo. No início deste ano, as operadoras de transporte urbano da SPTrans equiparam seus ônibus com esta solução. O validador comanda diretamente a liberação das catracas eletrônicas através da aproximação de um cartão (smart card). Além de ágil e prático para uso no dia a dia, se destaca por ter uma câmera instalada, que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades). O DG Smart compara as fotos previamente cadastradas com aquelas realizadas no momento da validação. Esse recurso tem reduzido fraudes nas utilizações dos cartões de Bilhete Único.
Outra tecnologia é o Parquímetro Street, uma das mais avançadas para monitoramento de vagas para estacionamento rotativo público. Abastecido por meio de energia solar, o equipamento permite várias formas de pagamento, sendo com moedas ou cartões pré-pagos e recarregáveis. O parquímetro regula o período máximo de horas de ocupação da vaga, detectando a placa do veículo e setor utilizado. No Brasil já são mais de três mil Parquímetros Street instalados em 50 cidades de 11 estados. A estimativa da Digicon é superar a quantidade de mil parquímetros fornecidos no ano passado, alcançando o crescimento em torno de 20% no segmento de mobilidade urbana.
Já o Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real (SCATS) altera automaticamente os tempos de verde dos semáforos. Esse recurso é possível conforme a aproximação de veículos dos cruzamentos com o auxílio de detectores virtuais com câmeras de vídeo. A tecnologia não requer intervenção do operador no dia-a-dia, pois possuem acesso instantâneo às informações de fluxo de tráfego, o estado do sistema e falhas até ao nível de uma única lâmpada. O SCATS está presente em cidades como Recife, Belo Horizonte, Vitória, Osasco, Cabo de Santo Agostinho e São José dos Campos.
 
Foto: divulgação
Moglia Comunicação

Site Login