A SENER completa o fornecimento do sistema de manipulação para a linha de produção do avião KC-390 da Embraer

04/02/2015 - A SENER completa o fornecimento do sistema de manipulação para a linha de produção do avião KC-390 da Embraer
 
sener_grandes_embraer.jpgO grupo de engenharia e tecnologia SENER completou o fornecimento do sistema de manipulação para grandes peças móveis no programa KC-390 da Embraer.
O projeto da SENER consta de um veículo onidirecional com mecanismo de elevação integrado capaz de manipular e posicionar peças pesadas de até cinco toneladas a cinco metros de altura, com precisão de 0,1 mm. É um sistema que permite a montagem das peças com grande qualidade, repetibilidade e tolerância apertada e pode ser utilizado pela Embraer tanto nos processos de fabricação como nos de manutenção.
Além de efetuar o seu projeto e fabricação em instalações próprias, a SENER é responsável pela sua montagem e start-up nas plantas da Embraer. Após os primeiros meses de operação, a Embraer tem mostrado a sua satisfação, tanto pela qualidade do equipamento quanto pela performance da SENER no projeto.
De fato, o gigante aeronáutico brasileiro realizou, por meio deste sistema, a integração dos primeiros aviões KC-390. O primeiro voo da aeronave KC-390 foi realizado no dia 3 de fevereiro, no Centro de Ensaios em Voo da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, Estado de São Paulo.
Para a SENER, que já estava presente no Brasil, este contrato tem importância não somente por ser o primeiro no setor de aeronáutica, mas também por ser com o terceiro fabricante mundial de aviões civis. Este trabalho para a Embraer tem sido possível graças ao investimento contínuo que a SENER dedica à inovação e que lhe permite estar na vanguarda tecnológica em aeronáutica, principalmente em engenharia de processamento e desenvolvimento de produto e, também, em materiais compostos.
 
A SENER conta com escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília desde 2010, integrados atualmente por mais de 300 profissionais brasileiros do mundo da engenharia e da construção que desenvolvem projetos em infraestruturas civis, como o estádio de futebol Itaquerão, em São Paulo, ou a Linha 4-Amarela do metrô desta mesma cidade; em usinas industriais para clientes como a Petrobras e a BR Distribuidora, entre elas a central para a regeneração de óleos usados para a BRF no Rio de Janeiro; no âmbito naval, graças à implantação do seu software CAD/CAM/CAE para projeto e construção de navios, o Sistema FORAN, na Marinha do Brasil e em estaleiros como Aker Promar, STX e Itajaí; e agora também no setor aeroespacial, graças ao contrato aeronáutico no programa KC-390 para a Embraer, ao qual a SENER espera somar, em breve, novas referências no Espaço e Defesa.
 
Foto: divulgação
Comunicação SENER

Site Login