eventos

29/05/2014 - Softwares de gestão podem ampliar a produtividade de empresas no setor do rental
 
Tema será discutido em Seminário promovido pela Sobratema
 
O mercado de locação de equipamentos no País vem crescendo nos últimos anos por apresentar uma série de benefícios e vantagens competitivas para construtoras e mineradoras. De acordo com dados da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, aproximadamente 30% das máquinas da linha amarela e cerca de 70% de outros equipamentos usados na construção, como compressores, geradores, plataformas aéreas, marteletes e guindastes vendidos no país são destinados à locação.
De acordo com Gilsinei Hansen, vice-presidente de Sistemas e Segmentos da TOTVS, as construtoras e mineradoras vêm buscando um mix inteligente entre locar e comprar equipamentos que utilizam no dia a dia de sua operação. “A locação oferece bom custo/benefício, por exemplo, quando, por questões geográficas, o custo de traslado e tempo parado não justificam a locomoção de um equipamento até o local de sua operação”, avalia. “A locação é uma boa alternativa também para sub-contratar equipamentos complexos, que necessitam de mão de obra especializada embarcada no equipamento. Assim, se otimiza e reduzem os custos de sua operação”, acrescenta.
As empresas do segmento de locação vem buscando inovações para ampliar sua produtividade e a competitividade. Uma dessas tecnologias é o uso de softwares e serviços inteligentes e integrados. “Acompanhando a necessidade das empresas de locação de equipamentos e serviços especializados, percebemos que oferecer um maior nível de controle de sua operação pode ser um diferencial”, explica Hansen, que participará do Seminário Máquinas Híbridas, Softwares de Gestão e Pós-venda, promovido pela Sobratema, na M&T Peças e Serviços Congresso, no dia 5 de junho, das 13h30 às 17h45. Para se inscrever, basta clicar no link e seguir as instruções: http://www.mtpscongresso.com.br/index.php/programa/palestra/37
 
O vice-presidente da TOTVS analisa ainda que, atualmente, os produtos de mercado oferecidos para gestão destas empresas atendem de forma muito básica as necessidades do setor, tendo base em dados financeiros. “Em relação ao core do negócio, falta profundidade no controle das operações em equipamentos e recursos e análises mais profundas para saber, por exemplo, se o contrato está sendo rentável, os equipamentos mais rentáveis e os gargalos de disponibilidade, além de ter a condição de identificar quais equipes ou profissionais necessitam de maior capacitação, visando aumentar a produtividade e ao mesmo tempo corrigir falhas que possam gerar um custo alto em manutenção ou sub utilização de um equipamento e claro todo o suporte fiscal e tributário, de forma nativa e integrada”, diz Hansen.
A TOTVS também aposta em um cenário de colaboração entre a cadeia de valor do setor, o que traz mais previsibilidade e planejamento. Por exemplo: antecipar a demanda por estoques utilizados na manutenção de um determinado equipamento, podendo planejar a alocação de um profissional com a habilidade necessária para executar a tarefa e até planejar com base nestas informações uma manutenção preventiva programada. “Soluções colaborativas entre a cadeia elevariam o patamar de gestão, planejamento e controle proporcionando redução de custos e maior satisfação dos clientes finais”, finaliza o executivo.
O seminário da Sobratema contará, também, com uma mesa redonda sobre máquinas híbridas, com a participação de executivos da Caterpillar, Komatsu, Liebherr e Volvo, e com uma palestra sobre O Futuro da Confiabilidade das Máquinas -  O que o IVHM - Integrated Vehicle Health Management pode proporcionar no futuro, a ser ministrada pelo consultor Yoshio Kawakami. O evento é direcionado para empresários, gestores, engenheiros e profissionais de fabricantes e distribuidores de equipamentos, construtoras, locadoras, fornecedores de peças, componentes e insumos, financiadoras, seguradoras, associações do setor de equipamentos de construção.
 
Além das palestras organizadas pela Sobratema: Máquinas Híbridas, Softwares de Gestão e Pós-venda, O Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção - Tendências e Otimização de resultados através da gestão produtiva de equipamentos e mão-de-obra qualificada do  Instituto Opus, o Congresso contará com seminários da Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, a Abraman – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, Anicer - Associação Nacional da Indústria Cerâmica, IE – Instituto de Engenharia, Sindipedras - Sindicado da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo, Sindipesa – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, e Valorização do Rental, que tem o apoio da Abelme – Associação Baiana das Empresas de Locação de Máquinas e Equipamentos, Alec – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis, Apelmat – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplanagem e Ar Comprimido, do Sindileq-CE - Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará, do Sindileq-GO - Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Goiás, do Sindileq-MG – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Minas Gerais, do Sindileq-PE – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco, e do Sindileq-RN – Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Rio Grande do Norte.
 
A M&T Peças e Serviços Congresso ocorre simultaneamente à M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração e representa uma oportunidade única de difundir informações e trocar experiências entre os profissionais e empresas do setor.
Feira - Única feira direcionada exclusivamente para as áreas de gestão, soluções de pós-venda, insumos e componentes para equipamentos para a construção e mineração, a M&T Peças e Serviços será realizada de 3 a 6 de junho. O evento apresentará as principais novidades e lançamentos para esses segmentos e contará com o Salão de Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade, iniciativa inédita, que trará conceitos inovadores de empresas do setor.
Para participar, os visitantes podem realizar o credenciamento online, que agiliza sua entrada ao evento. Basta acessar o site oficial (www.mtps.org.br), passar o mouse pela aba Visitantes e clicar em credenciamento, seguindo as instruções para realizar a inscrição, de maneira prática e gratuita.
 
M&T Peças e Serviços Congresso
Data: 4 e 5 de junho
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações: http://www.mtpscongresso.com.br/
 
Mecânica de Comunicação Ltda.

Site Login