eventos

18/04/2012 - Empresários e Prefeitura alinham temas que estarão em debate no FICON 2012

A segunda edição do Ficon acontece no próximo dia 3 de maio, em Santos, e discutirá, entre outros  temas, os impactos causados pela expansão imobiliária na região
 
Na última quinta-feira, 12 de abril, empresários do setor estiveram reunidos com o secretário de Planejamento de Santos, Bechara Abdala Pestana Neves, para discutir alguns dos principais temas que serão abordados no Ficon 2012 -Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região. O representante da Prefeitura Municipal de Santos foi quem deu início à discussão, falando sobre os avanços da Legislação Municipal desde o Coplan - Conselho Consultivo do Plano Diretor, passando pelo CMDU - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano criado em 1998, até chegar ao modelo atual, que foi aprimorado em 2008, devido ao novo momento vivido pela cidade.
O secretário defendeu que a atual Legislação é correta e afirmou que as munícipes não devem se preocupar com relação à altura dos edifícios - assunto que vem gerando muita polêmica na Cidade. "Quanto mais alto e estreito o empreendimento, mais distante ele fica dos prédios vizinhos, ventilado e seguro, tudo ao contrário do que tem sido discutido".
Ainda sobre o tema, Bechara afirmou que a verticalização é a única forma de crescimento, embora alguns pontos da Cidade não suportem esse novo modelo de expansão, por questões de infraestrutura, relacionadas ao sistema viário e não aos serviços de água, saneamento e eletricidade, como também tem se falado.
Outro assunto discutido é a regulamentação do horário de início das obras e o uso dos bate-estacas de percussão. A proposta de alguns empresários, como o diretor da Macuco Engenharia e Construção, José da Costa Teixeira é tornar mais clara a regulamentação do uso deste tipo de equipamento. O tempo para aprovação de projetos também foi abordado entre os construtores locais e o Secretário. O diretor-presidente da Miramar Construtora, Armênio Mendes, foi um dos que levantou o tema.
Para Luiz Antônio Paiva dos Reis, presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista - ASSECOB, a Prefeitura pode colaborar para melhora no prazo de análise  e aprovação dos projetos.
Ao fim da reunião todos os presentes elogiaram a iniciativa de um evento como o FICON, ressaltando que ele é de suma importância para a discussão de assuntos que culminem na melhoria do mercado imobiliário, visando o desenvolvimento e o progresso de toda a região.
 
Sobre o FICON 2012
O Ficon 2012 - Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região é um encontro que reúne empresários, profissionais e autoridades interessadas no mercado imobiliário para debaterem juntos os caminhos da construção civil e o seu papel na economia de uma região que vislumbra um futuro de desenvolvimento e progresso. Temas como: valorização dos imóveis, qualificação e capacitação de mão de obra do setor, novo plano diretor de Santos, urbanização de áreas alternativas, sustentabilidade nas construções, mobilidade urbana e infraestrutura viária são algumas das questões que podem interferir no bem estar da população e serão discutidas no evento.

Site Login