eventos

15/09/2017 - Evonik estará presente na Abrafati 2017
 
Como uma das principais fornecedoras mundiais de insumos para a indústria de tintas e revestimentos, a empresa apresentará novidades e um amplo portfólio de produtos alinhados às exigências de formulações modernas e sustentáveis.
 
A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participa de mais uma edição da Abrafati, que reúne o Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, entre os dias 03 e 05 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
 
Para participar desta 15ª edição do evento, que é considerado o maior do setor de tintas na América Latina, a Evonik estará presente com um estande de 144 m², com representantes de todas as linhas de negócio com atuação no segmento de tintas – um time especializado e capacitado para prestar suporte técnico e comercial aos visitantes.
 
A Linha de Negócios Coating Additives da Evonik passou por uma recente reorganização interna após a aquisição da divisão Performance Materiais da Air Products, concretizada em janeiro de 2017. Reunindo as linhas de produtos TEGO®, Aditivos Especiais e Sílicas, o objetivo é consolidar a condição de fornecedor preferencial do mercado de tintas na América do Sul e atender as mudanças de tecnologia e novas exigências de sustentabilidade na formulação de tintas e revestimentos.
 
Em decorrência das restrições mundiais cada vez maiores em relação aos limites de emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e cumprimento com regulamentos para contato com alimentos e EcoLabel, os fabricantes de tintas e revestimentos estão enfrentando mais limitações na seleção de suas matérias-primas e buscando novas maneiras de ajustar as suas formulações. Com o objetivo de apoiar os seus clientes nesses esforços, a Evonik também expande continuamente o seu portfólio de produtos com características sustentáveis.
 
Especialidades em destaque na Abrafati 2017
Entre os destaques e novidades, estarão as sílicas para controle reológico e modificação de superfície, aditivos antiespumantes, surfactantes, aditivos food contact para tintas de impressão de embalagem de alimentos, aditivos de superfície, co-resinas de adesão, resinas metacrílicas, resinas de poliéster saturado, silanos funcionais, siloxanos e monômeros metacrilatos, entre outras matérias-primas de última geração. Confira:

AEROSIL® R 202: Sílica pirogênica pós-tratada com óleo de silicone e altamente hidrofóbica, o que confere alto controle reológico, superior tixotropia e repelência à água.

AERODISP® WR 8520: Dispersão aquosa de sílica pirogênica hidrofóbica com elevada eficiência no controle reológico para diversos revestimentos base água. Melhora significativamente o comportamento da viscosidade e escorrimento; possui propriedades antissedimentação e atua no melhoramento das propriedades mecânicas da tinta.

ACEMATT® 3300: Sílica pós-tratada, que atua como agente fosqueante e tem efeito de toque macio/fino acabamento.

AIRASE® 4655: Novo antiespumante desenvolvido para controlar e eliminar espumas em uma ampla gama de sistemas base água, sobretudo em adesivos de consumo, tintas de impressão, moagem de pigmentos, vernizes de sobreimpressão e revestimentos. Por ser um antiespumante à base de óleo orgânico relativamente compatível, é fácil de incorporar e tem excelente compatibilidade com alta estabilidade de cisalhamento. É recomendado para aplicações que necessitam cumprir com amplos regulamentos para contato com alimentos, pois não contém óleos minerais, poluentes atmosféricos perigosos (HAP), alquilfenol etoxilatos (APEs) ou dióis acetilênicos.

AIRASE® 5355 e AIRASE® 5655: Novos antiespumantes, AIRASE® 5355 é um forte antiespumante à base de siloxano concebido para controlar e eliminar rapidamente a espuma sem gerar defeitos em sistemas base água, na moagem de pigmentos, em tintas de impressão, verniz de sobreimpressão, adesivos e revestimentos. Ele pode ser incorporado na moagem ou completagem, dependendo dos requisitos da formulação. AIRASE® 5655 oferece uma excelente compatibilidade por ser uma antiespumante à base de siloxano mais compatível para completagem em aplicações similares. Estes produtos não contêm óleos minerais, poluentes atmosféricos perigosos (HAP) ou alquilfenol etoxilatos (APEs) e são recomendados para aplicações base água que necessitam estar em conformidade para contato com alimentos.

TEGO® Foamex 10 a 34: A nova série de antiespumantes oferece vantagens por reduzir o tempo de produção, definindo a capacidade de enchimento com mais precisão e melhorando a aparência e o desempenho dos revestimentos imobiliários com investimento mínimo. Possuem baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC), são compatíveis com rótulos ecológicos e foram desenvolvidos para atender a todos os requisitos pertinentes aos revestimentos imobiliários. O novo portfólio TEGO® Foamex é composto por 10 antiespumantes com vários perfis de desempenho.

SURFYNOL® 355: Novo surfactante desenvolvido para fornecer umectação dinâmica sem gerar excesso de espuma em dispersões de pigmentos, tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão, adesivos e revestimentos base água. Não contêm óleos minerais, poluentes atmosféricos perigosos (HAP), alquilfenol etoxilatos (APEs) ou dióis acetilênicos, cumprindo com múltiplos regulamentos para contato com alimentos. É facilmente incorporado em sistemas base água e oferece umectação superior para substratos difíceis de umectar, como liners com release de silicone e tintas litográficas.

TEGO® Wet 285 e 550: Novos aditivos desenvolvidos especificamente para impressão na embalagem de alimentos. Graças a uma nova concepção de polímero de alto peso molecular, ambos os produtos têm uma tendência particularmente baixa a migrar. TEGO® Wet 285 e 550 também cumprem com a portaria suíça (Anexo 6, Lista A), que regula o uso de substâncias usadas para impressão de embalagem de alimentos. Com excelentes propriedades de umectação de substrato, TEGO® Wet 550 melhora a confiabilidade do processo e obtém resultados de impressão de alta qualidade. A redução pronunciada da tensão superficial que pode ser alcançado em particular com o TEGO® Wet 285, juntamente com baixa estabilização de espuma, permite fácil umectação de substratos exigentes, como filmes. TEGO® Wet 550 é particularmente adequado para uso em papel. Ambos os produtos são isentos de solventes e líquidos, o que se traduz em fácil manipulação para formuladores em produção e no laboratório.

TEGO® Glide 490, 492 e 494: O novo aditivo de superfície TEGO® Glide 490 foi especialmente desenvolvido para o mercado de laca de móveis. Combina propriedades de antibloqueio com excelente compatibilidade. TEGO® Glide 492 é distinguido pela sua resistência à intempérie e cumpre com os requisitos EcoLabel e, portanto, é especialmente adequado para formulações custo-benefício na área de trim e revestimentos faça você mesmo (DIY). TEGO® Glide 494 é livre de solvente e satisfaz requisitos especiais sobre propriedades táteis e resistência química em couro e aplicações de impressão e confere excelente resistência à abrasão.

TEGO AddBond LP 1600 e LP 1611: As novas co-resinas de adesão para formulações no setor de revestimentos possuem excelentes propriedades de fluidez e são adequadas ao contato com alimentos. Além disso, reduzem a viscosidade sem aumentar o teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) do revestimento.  Essa combinação única de características permite que sejam usadas como resinas de adesão em sistemas alto sólidos. As co-resinas TEGO® AddBond LP líquidas são resinas de poliéster formuladas para serem adicionadas a um sistema de revestimento existente. Desenvolvidas especificamente para sistemas alto sólidos, esses produtos são particularmente adequados para itens industriais grandes que não são revestidos em ambiente industrial. As maiores preocupações no caso dessas aplicações são longa expectativa de vida, resistência à intempérie e resistência química. Graças à aprovação 175.300 da FDA, ambos os tipos de AddBond LP são adequados ao contato com alimentos. TEGO® AddBond LP 1611 exerce menor impacto sobre a dureza do revestimento final. TEGO® AddBond LP 1600 reduz o teor de VOC do revestimento final pela menor viscosidade inerente da resina.

TEGO® Color Aid 7060 e 7065: A nova tecnologia expande as possibilidades de aplicação de concentrados de pigmentos universais em revestimentos à base de resina alquídica. TEGO® Color Aid 7060 e 7065 são compatibilizadores adicionados ao revestimento base para aumentar a compatibilidade com o concentrado de pigmento. Em contraste com os compatibilizadores atualmente disponíveis, a nova tecnologia funciona para pigmentos orgânicos e inorgânicos. Além disso, as propriedades do revestimento acabado são pouco afetadas. Em comparação com os compatibilizadores existentes, é necessário apenas um nível de adição muito pequeno. Outra vantagem é que a estrutura do tensoativo amido amina foi desenvolvido de modo que o tempo de secagem do revestimento praticamente não seja afetado. Os tons de cor também permanecem inalterados e não precisam de ajuste.

CARBOWET® GA-200: Novo surfactante que fornece benefícios multifuncionais em uma ampla gama de formulações aquosas e atende aos crescentes regulamentos e requisitos de saúde, meio ambiente e saúde globais. Oferece ação surfactante superior e baixa formação de espuma para sistemas pigmentados que fornecem benefícios de umectação, moagem e compatibilização sem os impactos adversos na sensibilidade à água, espuma ou reologia tipicamente encontrado com outros surfactantes. Além disso, é apropriado para formulações que necessitam estar em conformidade com as exigências de baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC), baixas emissões e EcoLabel.

DEGALAN®: resinas metacrílicas utilizadas na fabricação de tintas para embarcações, containers, instalações metálicas, etc. O diferencial desta linha de resinas é a elevada resistência a intempéries, podendo ser utilizada em diversas aplicações exteriores.

DYNAPOL®: resinas poliéster saturado que são utilizadas principalmente na fabricação de tintas para revestimento interior e exterior de latas de alimentos com vantagens em relação aos sistemas convencionais, pois, além de proporcionarem excelente flexibilidade e resistência a esterilização, não liberam para o alimento substâncias prejudiciais à saúde.

Dynasylan®: silanos funcionais usados em ampla variedade de revestimentos de alto desempenho, tratamento de metais e resinas. São utilizados para modificar superfícies, como monômeros para síntese de resinas e para melhorar a adesão entre superfícies orgânicas e inorgânicas. Os sistemas à base de Dynasylan® constituem uma das alternativas mais atraentes para proteção contra corrosão em virtude de sua especial característica de não prejudicar o meio ambiente.

Protectosil®:  silanos e/ou siloxanos de alta qualidade para hidrofobização (repelentes de água), controle de graffiti, inibição de corrosão (tratamento com inibidores de corrosão) e proteção de superfície (fácil de limpar). A linha de produtos Protectosil® fornece a solução perfeita para quase todos os materiais utilizados em construção civil.

VISIOMER® Monômeros metacrílicos: portfólio com mais de 50 produtos partindo dos monômeros básicos GMAA, MMA, BMA, IBMA, HEMA, HPMA, até monômeros especiais como EHMA, MADAME, CHMA e MPEG, entre outros, para fabricação de resinas e demais polímeros para aplicação em revestimentos automotivos, industriais e arquitetônicos. Os monômeros metacrílicos servem de apoio às soluções inovadoras em sistemas acrílicos e poliuretanos.

Crosslinkers: a nova linha de Negócios Crosslinkers da Evonik oferece grande variedade de produtos para aplicações em epóxi e poliuretano a partir de uma única fonte, quer sejam aminas básicas, monômeros de isocianato, poliisocianatos ou endurecedores epóxi formulados. Os produtos atendem os segmentos de revestimentos e adesivos, engenharia civil, elastômeros e compósitos de alta performance. A Evonik é pioneira na química da isoforona e abrange toda a cadeia de valor: isoforona, diamina, diisocianato e poliisocianato. Além disso, seu portfólio contém um sortimento completo de agentes de cura amínicos para aplicações em cura ambiente e a quente.
Em virtude de sua resistência mecânica, durabilidade, resistência química e excelentes propriedades de adesão, esses produtos são usados sobretudo em aplicações industriais.
O porftólio de Crosslinkers abrange diversos grades de marcas fortes: Amicure®, Ancamide®, Ancamine®, ANCAREZ®, Ancatherm®, Anquamine®, Anquawhite®, Curezol®, DICYANEX®, Epilink™, Epodil®, Hybridur®, Imicure®, Nourybond®, Sunmide®, VESTAGON®, VESTAMIN®, VESTANAT® e VESTASOL®.

Serviço:
Abrafati 2017
Data: 03 a 05 de outubro
Horário: Exposição –11h às 20h / Congresso: 8h30 às 17h30
Local: São Paulo Expo - Av. dos Imigrantes - Km 1,5 – São Paulo
Mais informações: www.abrafati2017.com.br
Estande da Evonik: Rua 8, entre as avenidas B e C
 
Evonik Degussa Brasil Ltda. - Fone: (11) 3146-4100
ViewImage.jpg

Site Login