eventos

26/06/2017 - Ciclo de Economia Urbana com Edward Glaeser (Harvard) e Danilo Igliori (DataZap)
 
Evento gratuito e aberto ao público dá início ao Ciclo Arq.Futuro de Economia Urbana
 
São Paulo – Arq.Futuro, Por Quê? e Insper realizam, no próximo dia 29/6, um encontro aberto ao público entre os economistas Edward Glaeser, PhD pela Universidade de Chicago, professor de economia da Universidade de Harvard e autor do livro “O Triunfo da Cidade”, e Danilo Igliori, PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA/ USP e chairman da DataZAP. Com a Economia Urbana como tema de discussão – ambos estão na linha de frente em pesquisas com o uso do Big Data para o direcionamento de políticas públicas e em tendências do desenvolvimento urbano.
 
A mediação será feita por Priscila Borin Claro, Doutora em Administração com foco em Organização, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal de Lavras e professora da Cátedra Economia e Meio Ambiente no Insper – e o evento acontecerá das 15h às 17h, no Insper.
 
Esta é a terceira vez que Edward Glaeser participa de um evento do Arq.Futuro. O professor está, atualmente, desenvolvendo um curso sobre cidades para a plataforma de ensino online HarvardX, que será lançado com legendas em português em parceria com o Arq.Futuro em janeiro de 2018. Em São Paulo, Glaeser pretende estudar e gravar entrevistas sobre soluções para as moradias precárias das favelas; para isso, entrevistará o arquiteto Roberto Loeb, presidente do instituto Anchieta Grajaú, e Tomas Alvim e Marisa Moreira Salles, fundadores do Arq.Futuro.
 
Danilo Igliori é chairman do DataZap, iniciativa de análise da extensa base de dados de que dispõe o site de imóveis Zap. A base é composta dos dados dos imóveis cadastrados no site e daqueles gerados pelas buscas. Os dados de localização, valores e infraestrutura, entre outros, permitem que se conheçam as tendências do mercado imobiliário e da cidade.
 
Após a palestra, haverá a venda do livro “O Triunfo da Cidade” com sessão de autógrafos do autor Edward Glaeser. O evento dará início a um ciclo de debates que o Arq.Futuro promoverá ao longo do segundo semestre sobre Economia Urbana. Os temas dos encontros seguintes serão: (1) Águas urbanas; (2) Moradia em centros urbanos; (3) Big Data e governança cidadã, (4) Parques, praças e espaços públicos e (5) Patrimônio histórico e mercado.
 
Inscrição gratuita: http://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiDRWz4l3jMs7pSY1QdM4PTS9duyiFYJc1yjey4qgzzLvGkw/viewform
 
SERVIÇO
Ciclo Arq.Futuro de Economia Urbana – Edward Glaeser e Danilo Igliori
Data: 29/6 – quinta-feira
Horário: 15h às 17h
Local: Insper
Endereço: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
Mais informações: www.facebook.com.br/arqfuturo
 
Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br - O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre o futuro das cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua diretamente em consultorias para empresas, associações de bairro e organizações sem fins lucrativos em projetos de regeneração territorial e urbana. Ao mesmo tempo em que promove a preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro, o Arq.Futuro propõe um diálogo sobre o desenho e a gestão das cidades. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Ao envolver o público na discussão sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de melhores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro cultiva uma base local de conhecimentos sobre inovação em arquitetura e urbanismo no país e na América Latina. Vários dos arquitetos, economistas, empresários mais influentes do país e do mundo têm se reunido com formadores de opinião e atores políticos nos eventos do Arq.Futuro. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural; e a diferença entre tendências passageiras e valores permanentes em arquitetura. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade urbana e os espaços públicos.
 
Sobre o Por quê? - www.porque.uol.com.br - O Por quê? produz conteúdos explicativos sobre economia em vídeo (filmagem e animaçoÌ?es gráficas), áudio e texto. Traduzimos o economeÌ?s em diferentes meios para sermos taÌ?o versáteis quanto o público brasileiro, taÌ?o heterogeÌ?neo em vários aspectos. Nossa proposta é tirar as dúvidas de qualquer um, independentemente do nível de conhecimento. Com bom humor e fugindo dos jargoÌ?es acadeÌ?micos, mas sem perder a precisaÌ?o, mostramos que raciocinar economicamente é bem mais fácil do que parece. romovemos palestras e debates que podem ser acompanhados presencialmente ou, ao vivo, em nossos canais. Os eventos também estaÌ?o arquivados para acesso permanente em nossa plataforma. Participam economistas de nossa equipe e convidados. Entre eles, outros especialistas da área econoÌ?mica e representantes de outros setores relacionados – como política, saúde, educaçaÌ?o e direitos humanos.
 
Sobre o Insper - www.insper.edu.br - O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. Tem como missão ser um centro de referência, explorando as complementariedades dessas áreas e contribuir para o debate público qualificado. Suas atividades de ensino abrangem cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharias), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação para Executivos (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, a instituição atua por meio de centros de pesquisa que reúnem acadêmicos em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas (CPP), finanças (CeFi) e negócios, além de centros que promovem o empreendedorismo (CEMP) e a liderança e inovação (CLI). Por meio de Cátedras, o Insper também promove parcerias com instituições para a realização de pesquisas, eventos e atividades acadêmicas em áreas específicas do conhecimento. Agora em 2017, o Insper recebeu a acreditação EQUIS e passou a pertencer ao seleto grupo de menos de 1% das escolas de negócios do mundo que possui a chamada Triple Crown (EQUIS, AACSB e AMBA).
 
Cobogó Relações Públicas

Site Login