eventos

27/09/2016 - 4° Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável

Evento dirigido a profissionais da construção acontece no dia 4 de outubro, no Rio de Janeiro

Os arquitetos e engenheiros do Rio de Janeiro e estados vizinhos terão excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre pavimento permeável de concreto com o “4º Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável”, que acontecerá em 4 de outubro, no Sinduscon-RJ, na capital fluminense. A realização é da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), através do diretor da Regional RJ da entidade, Marcelo Kaiuca; com apoio do Sinduscon-RJ; e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), por seu representante da Regional RJ, engº  Eduardo Henrique D´Ávila.

“A BlocoBrasil e as entidades parceiras visam com esse seminário fornecer aos profissionais da arquitetura e da engenharia informações técnicas rigorosas e confiáveis sobre as características dos diversos tipos de pavimentos permeáveis, as exigências para o bom projeto e execução de obras com esse pavimento e as prescrições constantes da norma ABNT 16.416/2015, que regulamentou os requisitos e procedimentos para pavimentos permeáveis de concreto”, diz Ramon Barral, presidente da BlocoBrasil.

Palestras

O seminário foi estruturado em três palestras:

Normatização dos pavimentos permeáveis

Ministrada pelo engenheiro Cláudio Oliveira Silva, gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP, a palestra abordará os principais itens da norma 16.416.
“A norma estabelece as diretrizes para a correta utilização do pavimento permeável, permitindo até o reaproveitamento das águas pluviais, algo fundamental nesses tempos de crise hídrica”, afirma Oliveira.

Pavimento permeável: uma estrutura sustentável

Nesta segunda palestra, a engenheira e professora-doutora Liliane L. C. Alves Pinto detalhará as questões de hidrologia, permeabilidade dos solos e reúso das águas pluviais em projeto de pavimento permeável.

Na terceira e última, o arquiteto Jorge Eduardo C. Bastos, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, falará sobre A questão da permeabilidade do solo: Especificação e aplicação dos materiais e revestimentos em atendimento à legislação vigente. O arquiteto e paisagista Jorge Bastos é assistente II da Coordenadoria de Licenciamento Ambiental (CLA) e assistente II da Gerência de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Imobiliários (GLA-2) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Os participantes receberão coletânea com as normas de pavimentos pré-fabricados de concreto.

Serviço
Evento: Seminário de capacitação: pavimento permeável
Local: Sinduscon-RJ, Auditório Haroldo Lisboa, rua do Senado, 213, Centro, Rio de Janeiro
Data: 04/10/2016
Horário: 14h às 17h
Inscrições gratuitas pelo link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdU5Yw9AnFRr6sQd-_NYSG_htMMf5WfAGtF1ifac519V1Row/viewform?c=0&w=1
Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Mandarim Comunicação

Site Login