eventos

12/09/2016 - Construção globalizada
 
Encontro organizado pelo IPT, Politécnica e Faculdade de Arquitetura da USP discute internacionalização da construção
 
Vem aí o ‘Entac 2016 – Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído’, que será realizado em São Paulo no período de 21 a 23 de setembro. Trata-se do maior evento brasileiro na área de Tecnologia do Ambiente Construído realizado a cada dois anos. A organização do evento está a cargo do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas por meio do seu Centro Tecnológico do Ambiente Construído, da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. A Antac, Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, promove o evento em parceria com o Sinduscon-SP, o Sindicato da Construção.
A Antac é a principal associação técnico-científica brasileira com foco em construção civil, tecnologia de arquitetura e habitação. Tem representação nacional em várias instituições públicas e privadas. O evento está direcionado simultaneamente à academia e ao mercado. “Destina-se tanto a professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, como a construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes nas áreas de construção civil, arquitetura, habitação e outros temas correlatos”, informam os organizadores.
 
O ‘Entac 2016’ – A proposta é buscar uma sinergia integradora entre os agentes do setor da construção civil. Para isso o evento deste ano propõe a temática ‘Os Desafios e as Perspectivas da Internacionalização da Construção’. A ideia é estimular exposição, análises e debates a partir das apresentações de palestrantes convidados, de nível internacional, nas mesas redondas e sessões técnicas. Serão focalizados os diversos aspectos desse tema nos empreendimentos, projetos, execução de obras, gestão de processos, entre outras atividades, em todas as fases do ciclo de vida dos produtos da construção civil.
A organização do ‘Entac 2016’ parte da concepção de que ‘Arquitetura, Engenharia e Construção’ delimitam um setor de atividade fortemente internacionalizado. “No caso de grandes projetos, mas também em empreendimentos de menor porte e complexidade, as operações de investimento, as atividades de concepção e projeto, as contratações de obras e serviços, os processos de certificação, as cadeias produtivas em diversos segmentos, acontecem em dimensões a cada dia mais internacionais.”
Vários fatores contribuem para esse quadro vigente no setor de ‘Arquitetura, Engenharia e Construção’, diz a organização. Em seguida exemplifica citando “a migração de capitais dos países desenvolvidos, a demanda de infraestrutura em países da África, do Oriente Médio e América Latina, ou a busca de novos mercados pelos detentores de tecnologia ou de conhecimentos. No contexto brasileiro, esse movimento ocorre em ambos os sentidos: empresas e profissionais estrangeiros atuando no Brasil ou ligados a empreendimentos realizados aqui, bem como brasileiros engajados em projetos, obras, serviços e fornecimentos diversos, vinculados a países do exterior.”
 
Serviço – Local do evento: Caesar Business São Paulo, à rua Olimpíadas 205, CEP. 04551-000, São Paulo, capital. Para mais detalhes, consulta à programação e inscrições, acesse: http://entac2016.pcc.usp.br/ ou envie e-mail para a Comissão Organizadora Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Departamento de Imprensa

Site Login