eventos

08/09/2016 - Obra no centro de SP debate o modo como habitamos as cidades

Em cartaz no Red Bull Station a partir de 27, o trabalho "Habitar", de Thiago Bortolozzo, aborda questões da arquitetura e do espaço urbano com foco em relações políticas e sociais

red_bull.jpgDe 27 de agosto a 7 de outubro, o artista plástico Thiago Bortolozzo apresenta o site-specific "Habitar" no Red Bull Station, no centro de São Paulo. Inédito, o trabalho aborda questões urbanas de habitação sob um viés político-social, em uma instalação de palafitas que fazem referência aos rios que correm sob a região e às enchentes constantes na cidade.
O site-specific, obra pensada e desenvolvida para o local, tem grandes dimensões, com cerca de cinco metros de altura. O artista ocupará toda a Galeria Principal do prédio com as construções sobre estacas. "Meu trabalho sempre dialoga com a escala dos espaços. Quero escurecer ao máximo o lugar com esses caminhos que vão ligar as casas", explica Bortolozzo, que já expôs em cidades como Bruxelas, Avignon e Berlim.
A obra demonstra não só os problemas crônicos de infraestrutura nas cidades como também remete às soluções habitacionais desenvolvidas em áreas precárias. "A ideia é estabelecer a relação das palafitas com esse espaço. A instalação traz esse diálogo: tentar essa relação entre interno e externo, público e privado, esses tensionamentos", diz o artista.
Thiago Bortolozzo nasceu em Campinas e formou-se em Licenciatura com habilitação Artes Plásticas na Universidade de São Paulo (USP). Estudou nas Berlin Weissensee School of Art (Alemanha), onde recebeu o prêmio aluno estrangeiro DAAD em 2011. Atualmente, desenvolve sua pesquisa de mestrado em poéticas visuais na Unicamp, na qual cria trabalhos artísticos que tensionam questões da arquitetura e espaço urbano com foco nas relações políticas, sociais e históricas.
Sobre o Red Bull Station
Localizado em um prédio de 1926, no centro de São Paulo, o Red Bull Station ocupa a antiga subestação Riachuelo, desativada desde 2004 e tombada como patrimônio histórico pelo Conpresp.
Com foco em projetos experimentais de arte, música e tecnologia, os cinco andares do Red Bull Station contam com estúdio de música, um projeto permanente de residência artística, três espaços expositivos, um terraço e uma cafeteria.
O espaço tem acesso gratuito e integra diferentes expressões artísticas, que se misturam em tempo real num ambiente que permite a troca contínua entre artistas e as pessoas que estiverem por lá.
Os projetos têm como ponto em comum a valorização do processo, a experimentação e a formação de artistas com inúmeros workshops e palestras na programação.

Serviço
"Habitar", de Thiago Bortolozzo
De 27 de agosto a 7 de outubro.
Red Bull Station - Praça da Bandeira, 137 - Centro (São Paulo/SP)
Ter. a sex., das 11h às 20h. Sáb., das 11h às 19h. Tel.: (11) 3107-5067

Legenda foto: Red Bull Station ocupa um prédio de 1926, no centro de São Paulo.
Crédito foto: Felipe Gabriel / Red Bull Content Pool
Approach Comunicação

Site Login