eventos

29/08/2016 - Nexans apresenta soluções para geração de energia renovável na Brazil Windpower 2016
 
O evento é o maior do setor na América Latina e acontecerá em agosto e setembro, no Rio de Janeiro
 
Entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro, a Nexans, especialista mundial em cabos e sistemas de cabeamento, apresentará seu portfólio completo de produtos para o segmento de energia renovável na edição 2016 do Brazil Windpower. O evento, que é o maior do setor na América Latina, ocorrerá no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro/RJ.
No cenário de preocupação mundial em desenvolver soluções sustentáveis para diversos segmentos, a energia eólica surge como uma das principais fontes renováveis para suprir a demanda mundial. A sustentabilidade é uma das razões que justificam a expansão observada nos últimos anos desse tipo de energia, por conta do baixo impacto ao ambiente em sua fase de implantação. O Brasil já está na lista de maiores produtores mundiais de energia eólica. O levantamento “Energia Eólica no Brasil e Mundo”, do Ministério de Minas e Energia, aponta que o país foi o quarto colocado no ranking mundial de expansão de potência eólica em 2015. Hoje são 398 usinas instaladas no país.
Como todo procedimento de alta complexidade, a geração de energia eólica necessita de componentes específicos para o seu funcionamento, garantindo máximo desempenho do sistema. Por isso, os cabos para esta aplicação devem ser especiais e de alta flexibilidade, de modoa suportar as torções causadas pela rotação da turbina, uma das principais características exclusivas de aplicações eólicas.
Com reconhecimento internacional, a Nexans desenvolve um forte trabalho de pesquisa e desenvolvimento em inovação e novas tecnologias, para dessa forma disponibilizar uma linha completa e integrada para o funcionamento de todo o sistema eólico. Os cabos Windlink da Nexans são oferecidos com terminais, conectores, acessórios, conjuntos e kits cortados no lance exato da instalação, otimizando custo e tempo. Além disso, são altamente resistentes à torção e flexão, retardantes à chama, produzidos com compostos não halogenados, tem resistência à radiação UV e óleos, além de possuir uma proteção eletromagnética.
A energia eólica é um recurso de energia em franco crescimento no Brasil. Segundo os organizadores do Brazil Windpower, estão previstos mais de R$ 6 bilhões em investimentos, 2,7 milhões de casas abastecidas e mais de 19 mil empregos vinculados direta e indiretamente ao setor nos próximos anos.
 
Tipos de Cabos Elétricos para Redes de Energia Eólica
Diferentes partes da unidade de geração eólica demandam diferentes desempenhos. Dentro da nacele da turbina eólica, devem ser utilizados cabos de controle e de dados sujeitos a flexão contínua e cabos de energia resistentes à torção e flexão devem ser usados na torre da turbina eólica.
Além da exigência de flexibilidade, também deve ser consideradas resistência térmica, resistência à abrasão, resistência a óleo e outros componentes químicos. Para as partes móveis do gerador eólico, o cabo deverá ter boa flexibilidade de torção e flexão com possibilidade de operar em um raio de curvatura pequeno devido a limitações de espaço.
Requisitos especiais de retardância à chama, baixa emissão de fumaça, uso de compostos não, resistência à radiação UV e proteção eletromagnética também são necessários devido às considerações de segurança.
O estande da Nexans na Brazil Windpower 2016 estará localizado nos números 80/81. Para participar da feira é necessário realizar a inscrição no site www.brazilwindpower.org e realizar o pagamento das taxas descritas no portal.
 
Serviço
Feira Brazil Wind Power 2016
Data: de 30 de agosto  a 1° de setembro de 2016
Horário: das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Sulamérica - Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Acesso 3, Centro - Rio de Janeiro/RJ
Mais informações: www.nexans.com.br ou www.brazilwindpower.com.br
 
alfapress

Site Login