eventos

11/08/2016 - Livro detalha luta por nova cultura da água no século 21
 
Apesar de historicamente ser tida como recurso infinito, a água já começou a faltar em diversas partes do mundo. Uso indevido, desperdício, degradação das nascentes, distribuição irregular e políticas mal executadas são algumas das causas que explicam a situação atual. Esse é o mote do livro “O Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”, da urbanista e especialista em recursos hídricos Marussia Whately e da jornalista Maura Campanili, que será lançado no dia 16 de setembro, às 19 horas, na livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
O livro faz parte da Coleção Agenda Brasileira, do selo Claro Enigma, da Companhia das Letras, e conta com prefácio do biólogo e presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) João Paulo Capobianco.
As autoras partem do princípio que, apesar de vivermos no “planeta azul”, apenas uma parte ínfima da água da Terra é doce e de fácil acesso. Como explicam no livro, “pense que toda a água da Terra corresponde a uma piscina olímpica. A quantidade de água doce seria equivalente a um quinto de uma raia olímpica. A água doce superficial, por sua vez, equivaleria a uma garrafa de refrigerante de um livro não totalmente cheia”.
Um dos indícios de que o Brasil ainda não se deu conta da complexidade do problema é o jargão “crise da água”. Por definição, crises são períodos de exceção dentro da normalidade. O que vemos, no entanto, é um cenário de difícil reversão: boa parte dos rios está poluída; a indústria, a agricultura e as cidades consomem enormes quantidades de água; e conflitos políticos e comerciais aumentam cada vez mais à medida que a água se torna um bem raro.
“O século da escassez” apresenta os principais conceitos respeito desse tema, traz dados estatísticos com foco no território brasileiro e aponta possíveis caminhos para evitar o colapso no abastecimento. Mais do que promover o uso consciente da água, é preciso repensar o modo de vida do homem moderno e buscar alternativas inovadoras para proteger esse recurso essencial para a nossa sobrevivência, por meio de “uma nova cultura de cuidado com a água”.
 
Marussia Whately é arquiteta e urbanista com especialização em gestão de recursos hídricos e uma das mais importantes referências sobre assuntos relacionados à água e ao saneamento. Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental e é uma das idealizadoras da Aliança pela Água.
Maura Campanili é jornalista e geógrafa e atua há mais de vinte anos na área socioambiental como repórter, editora, coordenadora de comunicação e escritora. Trabalhou, entre outros, na Agência Estado, SOS Mata Atlântica e Instituto Socioambiental. Desde 2004, está à frente do NUCA – Núcleo de Conteúdos Ambientais.

Lançamento: O Século da Escassez - Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios
Data: Terça-feira, 16 de agosto, a partir das 19 horas
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073, térreo
Telefone: (11) 3170-4033

Agência Lema

Site Login