eventos

21/05/2012 - Sobratema Congresso: Abendi tratará das aplicações de END na indústria de construção e na mineração

Etapa fundamental na inspeção de materiais e equipamentos de diversos segmentos industriais, os Ensaios Não Destrutivos (END) merecerá uma palestra especial durante o Sobratema Congresso. Ele está programado para acontecer durante a M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, que será promovida de 29 de abril a 2 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes. A palestra ocorre no dia 31 de maio.
Caberá à Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, organizar a palestra “Aplicações de END na Indústria de Construção Pesada e Mineração”, e ela abordará os aspectos econômicos da aplicação do método na indústria de construção pesada e mineração. “Os Ensaios Não Destrutivos (ENDs) são fundamentais para assegurar a redução de custos e o incremento da qualidade e da segurança na construção e manutenção de obras pesadas, bem como manter um padrão de qualidade e segurança para as pessoas e o meio ambiente na mineração”, afirma Antônio Luís Aulicino, gerente de Relações Institucionais da Abendi.
Segundo ele, todos esses objetivos são alcançados mediante a aplicação dos ensaios não destrutivos nos diferentes processos industriais, assim como, por meio de diversos programas de qualificação, treinamento e certificação de profissionais que irão atuar nessa atividade. A opção da Abendi pelo tema no Sobratema Congresso se deve, segundo Aulicino, pela importância crescente do evento e devido à penetração que o congresso vem ganhando junto aos profissionais das áreas de construção pesada e mineração.
Na avaliação de Aulicino, uma das grandes vantagens do uso do END é e que eles asseguram a qualidade de equipamentos e construções, aumentam a segurança para pessoas equipamentos, construções e meio ambiente, e reduzem custos através da aplicação e uso na construção e manutenção preventiva de obras de arte, túneis, equipamentos pesados etc. As principais aplicações de END na construção pesada ocorrem por meio de recursos como ultrassom, controle dimensional, ensaio visual, análise de vibrações e Raio X.
Além da palestra organizada pela Abendi, o Congresso contará com a palestra de outras dez entidades. São elas: ABIFER – Associação Brasileira de Indústria Ferroviária, ALEC – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis, ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABRATT – Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva, ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, CBT – Comitê Brasileiro de Túneis, DEC – Departamento de Engenharia e Construção, FECAMVENEZ – Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil e a SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais.
Em relação às palestras organizadas pela própria Sobratema, definiu-se que a principal tônica será debater a formação e capacitação de mão de obra para o setor. As apresentações estão marcadas para o dia 31 de maio, na sala Oiti, entre 9h e 13h. O Instituto Opus, da Sobratema, também ministrará palestras no dia 30 às 14h00, na sala Oiti. Já a Inteligência de Mercado fará duas palestras durante o Sobratema Congresso, no dia 1º de junho, na sala Oiti. Os estudos que serão apresentados: “Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção” e “Pesquisa Frota Brasil em Atividade” estão agendados às 11h e 14h, respectivamente. 

Para se inscrever, basta entrar em http://www.sobratemacongresso.com.br/inscricao.

 

Assessoria de Imprensa da Sobratema

Mecânica de Comunicação Ltda.

Site Login