GE celebra marcos em geração eólica no Brasil

27/08/2014 - GE celebra marcos em geração eólica no Brasil
 
ge_eolica_serveng.pngA divisão de energias renováveis da GE anuncia durante a Brazil Windpower 2014 que alcançou a marca de 1 GW de capacidade eólica instalada no mercado brasileiro. Somente na primeira metade de 2014, a GE conectou 381 aerogeradores, fornecendo 600 megawatts (MW) de capacidade no País. Em uma única semana, a companhia habilitou 184 turbinas no Complexo Eólico Alto Sertão I da Renova Energia, no Estado da Bahia. Adicionalmente, a GE comemora a produção de seu milésimo hub localmente.
“O comprometimento da GE para executar projetos eólicos com tamanha eficiência é extremamente valioso para nós”, diz Mathias Becker, diretor-presidente da Renova Energia. “Trata-se de um trabalho de referência mundial que nos ajuda a expandir a capacidade de geração de energia a partir de fontes renováveis também no Brasil, e com extrema velocidade e confiança.”
Recentemente, a Serveng Energia também teve 106 aerogeradores da GE conectados na rede. “As turbinas da GE têm apresentado alta disponibilidade, garantindo a excelência em nossa operação desde os primeiros meses”, comenta Mario Silva, diretor da Serveng Energia. A frota global de aerogeradores da GE apresenta disponibilidade média de 98%.
A ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) anunciou que o Brasil atingiu a marca de 5 GW de capacidade instalada, número que deve triplicar até 2018, segundo a entidade.
“A energia eólica continua sendo uma das fontes de geração de energia que cresce mais rapidamente no País. A tecnologia presente nas turbinas da GE fornecem aos nossos clientes altos índices de disponibilidade e confiabilidade”, comenta o Gerente Geral da divisão de energias renováveis da GE para América Latina, Jean-Claude Robert.
Marcos na produção local
Paralelamente ao destaque na execução dos projetos, a GE anuncia a produção local de seu milésimo hub, também chamado de “nariz” da turbina eólica que será fornecido à Contour Global como parte da parceria que já atinge 800 MW em contratos. O hub conecta o rotor com a torre e com a cabeça da turbina (também chamada de nacelle).
“Escolhemos a GE devido à excelência operacional demostrada na execução de nosso primer projeto no Brasil – 160 MW no Rio Grande do Norte. – Isso nos dá enorme confiança no futuro dos nossos parques aqui no País”, diz Alessandra Marinheiro, CEO da Contour Global para América Latina.
A fábrica da GE em Campinas (SP) também está iniciando a produção das nacelles da turbina. A primeira nacelle deve sair da fábrica ainda neste ano. Adicionalmente, em junho passado, a GE inaugurou o seu segundo Centro de Serviços local, no Estado do Rio Grande do Norte. Ambos centros vão gerar mais de 100 empregos locais.
 
A GE está presente no Brasil desde 1919 e atualmente emprega mais de 8,8 mil funcionários. A empresa está presente em diferentes Estados do País, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de manter unidades de serviços em diferentes cidades. A subsidiária brasileira trabalha de forma alinhada com colaboradores baseados em diferentes regiões do globo, garantindo o máximo em qualidade e execução de projetos no mercado brasileiro.
 
 
Foto: divulgação
Agência Ideal

Site Login