Luz muda tudo: intervenção urbana transforma fachada do edifício Copan

26/08/2014 - Luz muda tudo: intervenção urbana transforma fachada do edifício Copan com projeto de iluminação
 
luz_copan.jpgDezenas de pessoas que passaram pela área próxima ao edifício Copan - uma das mais icônicas obras de Oscar Niemeyer - no centro de São de Paulo, no dia 20, puderam ver as transformações na fachada do prédio, feitas exclusivamente com iluminação.
Grande parte do material utilizado na intervenção urbana, fruto do workshop Lighting Detectives, era de luzes de LED cedidas pela Brilia, empresa pioneira no desenvolvimento e comercialização de produtos do segmento no Brasil, que acredita que luz muda tudo e pode promover novos olhares e sensações para as pessoas.
A instalação, que surgiu após um estudo sobre os heróis e vilões da iluminação de São Paulo, foi criada por um dos grupos participantes do evento e escolhida por meio de votação. Rogério Garcia Parra, arquiteto da luz da Spazyo, foi um dos responsáveis pelo projeto, cujo objetivo era o de resgatar a identidade local, com um jogo de luz, sombra e cores.
“Nossa ideia era trabalhar com toda a fachada, incluindo também as árvores do entorno, com muito vermelho e azul, para dar o contraste entre o calor humano do paulistano e a frieza da metrópole. A escolha do LED como nossa principal fonte de luz veio pela qualidade, intensidade e flexibilidade na temperatura das cores que lâmpadas convencionais jamais permitiriam. Também pensamos no viés sustentável e da economia de energia, tanto que pudemos utilizar extensões caseiras, mesmo numa instalação elaborada como essa. O resultado é incrível e aproveitamos a interação dos transeuntes para criar efeitos de sombra com essa interatividade natural”, explica.
A lista de materiais utilizados na instalação inclui Fita LED Brilia Ultra da Linha Expert, além de refletores da Linha Smart.
 
Foto; divulgação
Holofote Comunicação

Site Login