Siemens fornece projeto completo ao maior parque eólico offshore na Holanda

21/08/2014 - Siemens fornece projeto completo ao maior parque eólico offshore na Holanda
 
siemens_holanda1.jpgA Siemens fornecerá tecnologia de ponta ao maior parque eólico da costa da Holanda, que será capaz de gerar 144 megawatts (MW) de energia proveniente do vento. O projeto Westermeerwind, com 48 turbinas eólicas de acionamento direto, também é a primeira usina eólica que a divisão Offshore de Wind Power da Siemens construirá em regime turn key, para o cliente. No contexto de um contrato de manutenção abrangente, com duração de 15 anos, a proprietária também se beneficiará da disponibilidade e confiabilidade garantidas pela Siemens.
O parque eólico costeiro Westermeerwind será construído no lago IJsselmeer, ao longo do dique, que fica ao norte e ao oeste do município holandês de Noordoostpolder. As 48 turbinas eólicas Siemens SWT-3.0-108 ficarão dispostas em três fileiras nas águas rasas, a distâncias que ficam entre 500 e 1.000 metros do dique.
Cada uma dessas turbinas eólicas, de acionamento direto, terá capacidade para gerar uma potência de três megawatts e um diâmetro de rotor de 108 metros, o que assegura uma máxima eficiência do projeto. O número de módulos montados que compõem cada unidade representa, apenas, a metade do número das turbinas eólicas convencionais. Esse sistema sem engrenagens torna as turbinas particularmente robustas, confiáveis e de fácil manutenção.
As águas rasas do lago permitirão que as equipes de construção trabalhem em barcaças flutuantes especiais, que devem dar início às obras no terceiro trimestre de 2014, com previsão de instalação no ano seguinte. Após a primeira etapa da operação, entre o fim de 2015 e o começo de 2016, as turbinas Siemens abastecerão aproximadamente 160 mil residências holandesas, com energia elétrica gerada de maneira ecologicamente correta.
Dessa forma, o projeto contribuirá significativamente para que a Holanda atinja sua meta de proteção climática, que consiste na geração de 14% de sua eletricidade, a partir de fontes de energia renováveis, até o ano de 2020.
Além disso, o projeto Westermeerwind deve gerar ainda cerca de 150 empregos a mais na região, durante a fase de construção. Aproximadamente 30 técnicos e outros especialistas também devem ser necessários, ao longo do prazo de 15 anos de serviços, para operar o parque eólico. Fazendeiros e cidadãos dos três conselhos vizinhos à usina, Noordoostpolder, Urk e Lemsterland, terão a oportunidade de investir nesse parque por volta de um ano após sua concretização, em 2016.
A energia eólica e os respectivos serviços associados fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. Cerca de 43% da receita total da empresa provém de produtos e soluções verdes. Isso faz da Siemens um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia ecologicamente correta.
 
Foto: divulgação
CDI Comunicação Corporativa

Site Login