Siemens fornecerá 12 turbinas eólicas para parque público de Süderlügum, na Alemanha

18/08/2014 - Siemens fornecerá 12 turbinas eólicas para parque público de Süderlügum, na Alemanha
 
siemens_alemanha.jpgA Siemens fornecerá 12 turbinas eólicas de acionamento direto para parque público de Süderlügum, na Alemanha. Com 11 turbinas do modelo SWT-3.0-113 e uma do modelo SWT-3.0-101, o pedido corresponde a uma capacidade total de 36 megawatts (MW) para abastecer o distrito alemão de Nordfriesland. A proprietária contratou ainda o serviço de assistência e manutenção da Siemens, para período de 20 anos, de modo a assegurar a operação econômica do parque eólico em longo prazo. A instalação da usina terrestre de Süderlügum está programada para o fim de 2014.
O projeto eólico terrestre na região costeira de Nordfriesland é o terceiro a ser implementado, pela Siemens, a pedidos de Reinhard Christiansen, que gerencia as atividades de parques eólicos junto ao Horst Leithoff e Peter Steffens. Os sócios já estiveram envolvidos na construção dos parques eólicos públicos de Grenzstrom Vindvedt e de Ellhöft, localizados na Alemanha.
Graças a alguns equipamentos especiais, o parque eólico de Süderlügum, localizado a cerca de 20 quilômetros do litoral do Mar do Norte, não estará limitado a gerar eletricidade apenas quando o vento estiver forte. Ao inserir energia reativa, o parque eólico ajudará a estabilizar a rede elétrica, mesmo quando não houver vento, apresentando vantagens econômicas adicionais à proprietária do projeto.
Em comparação às unidades convencionais, que usam engrenagens, as turbinas eólicas deste projeto, que contam com capacidade de 3 MW cada, são compostas com metade das peças normalmente utilizadas, além de um número consideravelmente menor de componentes móveis. Isso aumenta a eficiência do equipamento e reduz os custos operacionais.
“Süderlügum é um projeto importante para a população local, que dará uma contribuição coletiva para a revolução na energia. Assim como nossos dois outros parques eólicos, Süderlügum fornecerá eletricidade limpa e financiada integralmente pelo público”, afirma Reinhard Christiansen. A construção do parque eólico impactará ainda em um importante projeto de infraestrutura para a região de Nordfriesland.
A tecnologia de “Energia reativa na ausência de vento”, da Siemens, possibilitará ao Süderlügum, tirar proveito das fontes de energia renováveis mesmo em tempos de calmaria. Essa opção permite que as turbinas eólicas estabilizem a rede elétrica de corrente alternada quando não há vento, ao produzir energia reativa e fornecê-la à rede. Este processo reduz os custos operacionais da rede elétrica regional, ao mesmo tempo em que elimina a necessidade de transformadores defasadores.
A compensação de energia reativa também gerará remuneração à proprietária do parque eólico, já que esse recurso é usado pela usina para solucionar um problema técnico relativo à geração distribuída de energia. Isso acontece quando os clientes industriais tomam grandes volumes de energia ativa das redes, causando falhas de frequência, que provocam o aquecimento de suas linhas. No entanto, a opção de “energia reativa na ausência de vento”, permitirá ao parque eólico de Süderlügum neutralizar esse deslocamento de frequência e estabilizar a rede.
A energia eólica e o serviço de assistência em energia fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. Cerca de 43% da receita total da empresa provém de produtos e soluções verdes. Isso faz da Siemens um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia ecologicamente correta.
 
Foto: divulgação
CDI Comunicação Corporativa

Site Login