Siemens finaliza instalação de plataforma HVDC no Mar do Norte

12/08/2014 - Siemens finaliza instalação de plataforma HVDC no Mar do Norte para operadora de transmissão europeia TenneT
 
siemens_tenet.jpgA Siemens atingiu, no mês de julho, marco decisivo nos projetos alemães de conexão de redes para TenneT, operadora de redes elétricas alemã-holandesa, ao concluir a instalação da plataforma offshore para conexões de corrente contínua HelWin2. "Até o momento, instalamos três plataformas de alta tecnologia para a TenneT, no Mar do Norte. O projeto HelWin2 está agora na reta final para entrar em operação no próximo ano", comenta Jan Mrosik, CEO das divisões de Power Trasmission e Smart Grid da Siemens. "Conseguimos mais um marco provisório importante, e seguimos em frente, passo a passo, na realização de metas de expansão offshore do governo alemão", comenta Lex Hartman, membro do conselho executivo da TenneT.
A recém-instalada plataforma HelWin2 encontra-se a 35 km ao norte da ilha que lhe deu o nome, Heligoland, ao lado da plataforma HelWin1, que a Siemens ergueu com sucesso, em agosto de 2013. No mês de abril deste ano, a Siemens havia instalado também a plataforma BorWin2, localizada fora da costa de Borkum.
Ao todo, a companhia construiu cinco conexões de rede no Mar do Norte para TenneT. As quatro primeiras deverão iniciar a operação comercial, sucessivamente, ao longo do segundo semestre de 2014 e no primeiro semestre de 2015. Será fornecida capacidade total de transmissão de mais de 2,9 GW (gigawatts), energia suficiente para abastecer cerca de 700 mil famílias alemãs. A quinta conexão, recentemente encomenda, chamada de BorWin3, deverá iniciar sua operação em 2019.
Com a utilização da tecnologia Siemens, instalada nas plataformas, a energia de corrente alternada, gerada pelas turbinas eólicas, é transformada em corrente contínua para a transmissão eficiente de todo continente. Nas estações terrestres associadas, a eletricidade provocada pelos parques eólicos conectados é convertida novamente em corrente alternada, na potência necessária, para alimentação da rede de transmissão. Graças à tecnologia de baixa perda de alta tensão de corrente contínua da Siemens (HVDC - high-voltage direct current), as falhas de transmissão representam menos de 4% de todo processo. Em contrato, as plataformas foram projetadas para operar, por décadas, nas desafiadoras condições climáticas do Mar do Norte, além de serem totalmente automatizadas.
Neste projeto, a plataforma HelWin2 foi construída e instalada pela Heerema Fabrication Group (HFG), grupo líder de contratação especializada na engenharia e fabricação de estruturas grandes e complexas, para indústrias de petróleo e gás e de energia offshore. Já o cabeamento marinho e terrestre foi fornecido e instalado pela líder mundial do setor de cabos e sistemas de alta tecnologia para energia e telecomunicações, Prysmian Group.
As soluções HVDC e as atividades de serviços associados fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. Cerca de 43% da receita total da empresa provêm de produtos e soluções verdes. Isso faz da Siemens um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia ecologicamente correta.
 
Legenda da foto: A plataforma de conexão de rede do Mar do Norte, HelWin2, foi instalada com sucesso: O pesado navio guindaste Thialf levanta a plataforma HelWin2 da barca de transporte até a armação de base de apoio previamente preparada.
 
Foto: divulgação
CDI Comunicação Corporativa

Site Login