Siemens fornece 150 turbinas para o maior projeto eólico offshore da Holanda

05/08/2014 - Siemens fornece 150 turbinas para o maior projeto eólico offshore da Holanda
 
siemens_holanda.jpgO parque eólico Gemini, com capacidade de 600 megawatts, será formado por 150 turbinas eólicas da Siemens
Com um orçamento total de quase €3 bilhões, o consórcio Gemini assinou, nesta semana, todos os contratos referentes à construção, operações e financiamento para o maior parque eólico offshore já instalado na Holanda. Para este projeto, a Siemens entregará 150 turbinas eólicas com capacidade de quatro megawatts (MW) cada e um diâmetro de rotor de 130 metros, respectivamente. Com mais de 20 partes envolvidas, 70% do valor total será fornecido com base no financiamento do projeto.
O parque eólico será localizado no Mar do Norte, a 85 km da costa da cidade de Groningen. Com uma capacidade total instalada de 600 MW, Gemini irá gerar 2,6 terawatts por hora (TWh) de eletricidade por ano.  Quando estiver em plena operação, a usina eólica irá fornecer energia limpa para um milhão e meio de pessoas. A quantidade de energia equivale a uma redução na emissão de CO2 em 1.25 milhão de toneladas por ano.
Para a Siemens, este é o primeiro pedido de um parque eólico offshore em águas holandesas. O acordo de serviço e manutenção do projeto Gemini, com 15 anos de duração, é a mais longa ordem de contrato da história da Siemens Energy Service.
A parceria apresenta um conceito altamente avançado de logística para plataformas offshore. Pela primeira vez, um helicóptero estará permanentemente disponível para um projeto e um navio de operações de serviço, especialmente projetado e construído, ficará alocado no parque eólico.  Para assegurar maior disponibilidade da turbina, o trabalho de manutenção poderá ser realizado quase a qualquer momento, independentemente das condições climáticas ou da altura das ondas.
“Com este projeto, estamos entrando em um dos mais importantes mercados eólicos offshore emergentes da Europa”, disse Markus Tacke, CEO da Divisão de Energia Eólica da Siemens Energy.
Randy Zwirn, CEO dos Serviços Energéticos da Siemens Energy, acrescenta que “a energia eólica está se tornando cada vez mais importante para a matriz energética mundial. Portanto, as turbinas eólicas precisam funcionar em níveis ideais durante toda sua vida útil”. Ele ressalta ainda que “esse feito histórico do nosso negócio de serviços eólicos offshore mostra a confiança no conceito do serviço de logística altamente avançado e inovador, que criamos para a Gemini. Este é um resultado direto dos grandes investimentos direcionados para área de pesquisa e desenvolvimento, além dos anos de experiência como o principal provedor de serviços offshore do mundo”.
A divisão das ações do projeto Gemini tem como principal acionista Northland Power Inc., um produtor canadense independente de energia, com 70%. O setor de Serviços Financeiros da Siemens detém 20%, e participações menores pertencem à Van Oord (10%) e à HVC (10%), um empreendimento conjunto formado por 48 municípios holandeses e por seis órgãos reguladores de abastecimento de água.
Para obter mais informações sobre o parque eólico Gemini, consulte o site: www.geminiwindfarm.com

Foto: divulgação
Siemens Brasil                                 
CDI Comunicação Corporativa

Site Login