GE Oil & Gas lança nova linha do BOP para perfuração em águas

03/07/201 - GE Oil & Gas lança nova linha do BOP para perfuração em águas
 
ge_plataform.jpgA GE Oil & Gas anuncia a nova geração do blowout preventer (BOP) submarino que suportará 20 kpsi– de pressão, que é a próxima fronteira para a exploração de petróleo e gás.
O BOP é uma peça essencial para os equipamentos de perfuração submarina – na realidade, é uma válvula de segurança de 60 metros de altura que pesa várias toneladas – que é projetado para conter a pressão em poços de petróleo e gás durante as operações de perfuração. Os atuais BOPs submarinos da GE só são classificados para 15 kpsi, criando assim uma demanda da indústria por uma nova geração do equipamento que tenha a capacidade de acessar os reservatórios mais desafiadores.
“O novo BOP permitirá às operadoras de perfuração explorar águas profundas que atualmente são inacessíveis com os sistemas convencionais de 15 kpsi”, disse Andrew Way, presidente e CEO de Drilling & Surface da GE Oil & Gas. “O novo sistema utiliza as mais recentes soluções de software de comunicação que possibilitam o monitoramento em tempo real do status e desempenho do equipamento, oferecendo, assim, novos graus de confiabilidade.”
Os novos BOPs 20 kpsi serão fabricados na GE Oil & Gas Drilling Systems em Houston, com o apoio técnico dos centros de excelência espalhados por todo o mundo. Os equipamentos da GE Oil & Gas são conhecidos por sua confiabilidade em campo, com base em histórico de sucesso da indústria que remonta à década de 1950. O novo projeto de 20 kpsi combina anos de experiência com uma série de novas tecnologias de Internet Industrial, tais como SeaONYX e SeaLytics, de modo a facilitar decisões em tempo real pelos operadores.
 
Desenvolvimento GE
As exigências de perfuração de 20 kpsi (em lâminas d’água de aproximadamente 4 mil metros) são diferentes dos sistemas existentes de 15 kpsi, a partir do qual a GE utilizou suas equipes globais de tecnologia para reestruturar completamente os componentes da nova geração do BOP, além de desenvolver técnicas e tecnologias específicas com seus parceiros do projeto. As principais características do novo sistema BOP 20 kpsi incluem:
- O GE Ram e o Annular BOPs atualizados foram projetados para demandas específicas para conter a alta pressão dos reservatórios.
- O sistema de controle GE SeaONYX™ BOP foi projetado para maximizar o tempo de operação do sistema.
- O software SeaLytics™ BOP Advisor foi projetado para fornecer dados de desempenho em tempo real de maneira a reduzir significativamente os requisitos de manutenção não programadas dos equipamentos.
 
Foto: divulgação GE
Agência Ideal

Site Login