TGM participa da inauguração da primeira planta de cogeração na Bahia

12/04/2014 - TGM participa da inauguração da primeira planta de cogeração na Bahia

tgm.jpgTurbina TGM instalada na Dow do Brasil utiliza práticas sustentáveis de geração de energia com tecnologia 100% nacional
No final de março, foi inaugurada a primeira planta de cogeração de energia a vapor a partir da queima de biomassa de eucalipto, no Complexo Industrial de Aratu, em Candeias, BA.
A inauguração contou com a presença do gerente comercial de Turbinas, Marcelo Severi e do gerente de desenvolvimento de negócios, Carlos Paletta, todos da TGM, Unidade Sertãozinho, SP.
O projeto, pioneiro no setor petroquímico e o primeiro da ERB em parceria com a TGM a entrar em funcionamento no Brasil, abastece a maior unidade da Dow, com energia limpa, substituindo parte do gás natural que abastece a empresa atualmente.
O equipamento fornecido é uma Turbina TGM de reação de 17 MW de potência, modelo BTE 32 com extração controlada que fornecerá dois tipos de vapor ao processo da Dow, sendo 17 e 6 bar (a) de pressão e, ainda, energia elétrica.
Com este projeto, a Dow substitui 150 mil metros cúbicos diários de gás natural. A unidade tem capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil MWh de energia elétrica. Serão substituídos 83 milhões de metros cúbicos de gás natural, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.
Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da TGM, Carlos Paletta, o projeto proporcionará ainda a cogeração de 12 MW de energia, que será comercializada por meio da rede elétrica da Bahia. “Essa quantidade é suficiente para suprir o consumo mensal de 56 mil casas”, disse.
O investimento de aproximadamente R$ 265 milhões é responsável pela geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,4 mil indiretos, nas áreas industrial e florestal.
“Esta ação irá reduzir as emissões de dióxido de carbono da planta em cerca de 170 mil toneladas por ano trazendo benefícios para as pessoas, para o meio ambiente e para o crescimento da região”, finalizou Paletta.
 
Sobre o Grupo TGM - Com 22 anos de experiência no mercado, a TGM está sediada em Sertãozinho, possui outras três unidades sendo: Maceió, no nordeste brasileiro, São José dos Campos, próxima a capital de São Paulo e em Nürnberg, na Alemanha, bem como está presente em mais de 40 países e mais de 530 clientes atendidos anualmente.
Considerada a maior empresa da América latina no segmento, a TGM é uma multinacional genuinamente brasileira que adquiriu o respeito e a confiança de seus clientes na fabricação de mais de 1.000 turbinas a vapor que totalizam 10.2 GW de energia, 1.330 redutores planetários, 460 redutores paralelos, 28 redutores especiais e 550 turbinas repotenciadas. Realiza também serviços de repotenciamento, revisão, modernização em turbina e redutor de qualquer marca.
Além da tecnologia 100% brasileira, outro diferencial é o Atendimento 24hs da Assistência Técnica, realizando o atendimento de forma ágil, eficaz e precisa.
 
Foto: Divulgação
JSM Comunicação

Site Login