Termelétrica Baixada Fluminense já está gerando 344 MW

25/02/2014 - Termelétrica Baixada Fluminense já está gerando 344 MW

petrobras_ute_baixada2.jpgGeração em ciclo simples permitirá atender, dentro do prazo, os compromissos assumidos com as distribuidoras
Entrou em operação (11/02), em fase de teste, o segundo turbogerador movido a gás natural da Usina Termelétrica (UTE) Baixada Fluminense, da Petrobras, localizada no município de Seropédica (RJ). O primeiro começou a gerar no dia 1º de fevereiro deste ano. Cada turbogerador tem capacidade para gerar 172 MW. Com isso, a usina já está disponibilizando 344 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente para abastecer uma cidade com 1,1 milhão de habitantes.
Com esta usina, a Petrobras foi vencedora do 12º leilão de energia nova de 2011 (A-3). A conclusão da instalação das turbinas para geração em ciclo simples (geração a gás natural) viabiliza o atendimento ao compromisso contratual assumido com as distribuidoras para fornecimento de energia a partir de 1º de março.
Em 1º de novembro deste ano, a UTE Baixada Fluminense iniciará a geração em ciclo combinado (a gás e a vapor) com a entrada em operação do seu turbogerador a vapor, adicionando 186 MW a sua capacidade de geração, que totalizará 530 MW, energia suficiente para atender 1,7 milhão de habitantes. Com investimento total em torno de R$ 1 bilhão, essa obra, em seu pico, gerou 2 mil empregos diretos e 6 mil empregos indiretos.

Foto: Divulgação Agência Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Site Login