Voith instala o primeiro Conjunto Kaplan para a UHE Ferreira Gomes

17/01/2014 - Voith instala o primeiro Conjunto Kaplan para a UHE Ferreira Gomes
 
voith_hydro_kaplan2.jpgEquipamento de 250 toneladas demandou o envolvimento de 30 técnicos especializados para completar a operação. A Voith realizou, em dezembro de 2013, a descida ao poço do Conjunto Kaplan da 1º Unidade Geradora da UHE Ferreira Gomes, no Amapá. O equipamento, constituído de uma turbina Kaplan e um gerador Síncrono com potência de 86,4MW e 94MVA cada, respectivamente, tem altura total de 13 metros e pesa aproximadamente 250 toneladas.
A logística envolvida no envio dos equipamentos pesados para a obra foi um desafio, devido à localização remota da usina. Foram necessários, além do transporte terrestre, transporte marítimo via balsa, demandando um planejamento preciso da Voith Hydro para que tudo ocorresse no prazo estabelecido. Além disso, 30 técnicos especializados estiveram envolvidos na conclusão da descida da Unidade Geradora.
Com uma capacidade anual para gerar 252 MWh, a energia elétrica produzida pela usina hidrelétrica de Ferreira Gomes é capaz de suprir uma cidade de cerca de 700 mil habitantes de maneira confiável, com energia renovável e limpa. A energia gerada pela UHE Ferreira Gomes será consumida em boa parte pela população do Amapá.
O desenvolvimento da região por meio da geração de empregos, novos investimentos e melhorias em infraestrutura nos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, será acelerado com a antecipação do cronograma oficial do projeto. Uma média de dois mil empregos diretos, bem como seis mil indiretos é esperada durante a construção da usina, predominantemente em setores como serviços de comércio e gêneros alimentícios, material de uso na construção civil e programas ambientais.
“A Voith Hydro está constantemente inovando, e a adaptabilidade no atendimento de prazos e logística dos projetos já se tornou um diferencial que nos permite satisfazer as demandas do mercado”, conclui Osvaldo San Martin, Presidente & CEO da Voith Hydro no Brasil.
 
A importância da energia hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a maior, mais antiga e mais confiável fonte renovável de geração de energia. No mundo inteiro, sua contribuição é indispensável ao fornecimento estável de energia e, consequentemente, ao desenvolvimento socioeconômico – tanto em países industrializados como em mercados emergentes. Além disso, a geração hidrelétrica contribui significativamente para a geração de energia sem causar impactos no clima mundial. A Voith tem sido uma das principais fornecedoras desta tecnologia, desde o seu surgimento e continua a desenvolvê-la constantemente.
 
Sobre a empresa - A Voith define padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas, e transporte & automotivo. Fundada em 1867, a Voith emprega mais de 43.000 pessoas, gera 5,7 bilhões de euros em vendas, opera em aproximadamente 50 países no mundo inteiro e é atualmente uma das maiores empresas familiares da Europa.
 
Foto: Divulgação
LVBA Comunicação

Site Login