Petrobras comemora conclusão da P-62

19/12/2013 - Petrobras comemora conclusão da P-62

petrobras_p62.jpgPresidenta Dilma e presidente Graça visitaram também Refinaria Abreu e Lima
A presidenta da República, Dilma Rousseff, e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, participaram da cerimônia de conclusão das obras da plataforma P-62 (17/12), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Antes da cerimônia, Dilma Rousseff, Graça Foster e comitiva visitaram as obras de construção da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, na mesma cidade.
Após descerrar a placa em comemoração ao fim das obras da P-62, a presidenta lembrou que a indústria naval em 2003 empregava 7 mil pessoas e hoje conta com 79 mil trabalhadores. "Com a extração do petróleo do pré-sal ganhando velocidade e escala, o Brasil vai se transformar no maior produtor de plataformas de petróleo do século XXI", avaliou. Apenas no Estaleiro Atlântico Sul, serão construídos de seis a sete sondas de perfuração e 19 navios petroleiros nos próximos anos, contabilizou a presidenta.
Graça Foster agradeceu os trabalhadores envolvidos na obra e disse estar emocionada com a finalização da P-62, nona unidade de produção entregue à companhia este ano. "Em janeiro desse ano, conversamos com todas as empresas que nos entregariam plataformas, e mostramos o quanto seria importante para nós o aumento da curva de produção (de petróleo). E para fazer isso, nós precisávamos bater todos os recordes que já tínhamos batido: entregar nove plataformas de produção. Fizemos isso hoje com a P-62", comemorou. Ela ressaltou também a importância da plataforma e do campo de Roncador, na Bacia de Campos, para a produção atual e futura da Petrobras.
A P-62 tem capacidade diária para produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás. A obra gerou cerca de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos e alcançou cerca de 63% de conteúdo nacional. A unidade está prevista para entrar em produção no primeiro trimestre de 2014.
Também participaram da cerimônia os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Helena Chagas (chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente da Petrobras Transporte (Transpetro), Sergio Machado e os diretores da Petrobras José Formigli (Exploração e Produção), José Carlos Cosenza (Abastecimento) e José Antônio de Figueiredo (Engenharia, Tecnologia e Materiais), entre outros.
Visita à Refinaria Abreu e Lima
Antes da cerimônia, ao saudar os trabalhadores na refinaria, Dilma lembrou que a Abreu e Lima será a maior refinaria do país. "Nós, com essa refinaria, estamos dando mais um passo para que o nosso país seja um grande produtor e um grande transformador de petróleo. Essa refinaria que vocês construíram será a maior refinaria produtora de diesel do Brasil. Hoje é um dia de festa", celebrou. Em seguida, Graça também parabenizou os trabalhadores: "Isso é um sonho. Tudo foi possível graças ao trabalho de vocês. Parabéns a todos".
O empreendimento está 83,1% concluído. A unidade processará 230 mil barris diários de petróleo quando a segunda fase, prevista para ser entregue em maiode 2015, entrar em operação. O número representa aproximadamente 11% da capacidade atual de refino de petróleo no Brasil. A primeira fase tem previsão de partida para novembro de 2014.
Foto: Divulgação Agência Petrobras - João Miguel Pinheiro
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Site Login