energia

INTECH Engenharia expõe na Rio Pipeline

23/09/2013 - INTECH Engenharia expõe na Rio Pipeline

intech_jubarte.jpgEntre os casos de sucesso da empresa estão obras de gasodutos e shore approaches
A INTECH Engenharia participa da Rio Pipeline 2013, que será realizada entre os 24 e 26 de setembro, no Rio de Janeiro. Esta edição do evento coincide com a comemoração dos 15 anos de atuação da empresa, que é a única genuinamente brasileira e possui um histórico consolidado em projetar e instalar dutos de aço carbono e de PEAD de grandes diâmetros em obras de travessias e cruzamentos, aproximação de praia (shore approach) para linhas de gás, óleo, energia elétrica, minérios, água e esgoto.
No estande C-8, os visitantes poderão conhecer iniciativas e casos de sucesso da INTECH Engenharia. Dentre os destaques do portifólio, estão as obras de instalação e substituição de redes, no interior de São Paulo, da Comgás. Nesse projeto, a INTECH executou projetos de montagem e soldagem das tubulações como um todo, incluindo técnicas convencionais de abertura de valas. A conclusão do projeto incluiu ainda os testes hidrostáticos e procedimentos para proteção dos dutos instalados.
Outro destaque da empresa durante a feira é a parceria com companhias estrangeiras como a Horizontal Drilling International (HDI). Juntas, as duas empresas viabilizaram a tecnologia de aproximação de praia usando o HDD, o que não era comum no Brasil. Elas assinam o projeto de implantação de uma linha de dutos de carbono com diâmetro de 12,75 polegadas, destinado ao transporte de gás, na zona de aproximação de praia no Campo de Jubarte (ES). Com 1,2 km, é considerado o maior shore approach já executado no Brasil.
Outros dois shore approaches no portifólio da INTECH e na pauta da Rio Pipeline incluem a  interligação para o oleoduto que faz a ligação entre o Campo da Fazenda Alegre (on shore) ao PLEM (estrutura de grande porte que serve para interligar diversos campos produtores de gás natural, localizados no fundo do mar) do Terminal Norte Capixaba e, por último,  em Cacimbas-Camarupim, também no Espírito Santo, com a execução  do duto através da zona de arrebentação da praia.
“A INTECH Engenharia acompanha as tecnologias bem sucedidas em outros países e busca desenvolvê-las. Com essa filosofia, conseguimos nacionalizar diversas soluções e fortalecer nossa indústria”, explica José Eduardo Jardim, um dos fundadores da empresa, ao detalhar as inovações, que serão divulgadas nas Rio Pipeline. De acordo com ele, outro exemplo desta filosofia é a adaptação de uma manta termocontrátil fabricada fora do Brasil e usada somente em operações onshore. Criando um triângulo entre seu cliente e o parceiro fornecedor, a INTECH consolidou uma nova aplicação para o produto: offshore e em altas profundidades e sendo homologada por uma das maiores petrolíferas do mundo. Ponto para a engenharia.
 
Sobre a Rio Pipeline - Desde 2005, a Rio Pipeline vem atraindo o interesse de um número cada vez maior de profissionais do segmento de transporte dutoviário, pela relevância dos temas debatidos nos painéis e palestras técnicas que compõem a programação e também pela expressiva participação das empresas atuantes na área. Nas edições de 2007, 2009 e 2011, a Rio Pipeline foi realizada em um novo centro de convenções, o SulAmérica Convention Center (antigo RioCidadeNova), localizado no centro do Rio de Janeiro, uma opção mais acessível ao seu público, facilitando o transporte e contando com os mais modernos recursos de infraestrutura e tecnologia. Em 2013, o evento será realizado de 24 a 26 de setembro.
 
Sobre Intech Engenharia - INTECH Engenharia atua no mercado desde 1998 e é referência nacional na aplicação do Método Não Destrutivo de Perfuração Horizontal Direcional para instalação de dutos de aço carbono e de PEAD de grandes diâmetros em travessias e cruzamentos para linhas de gás, óleo, energia elétrica, minérios, água e esgoto, biocombustíveis, telecomunicações, descontaminação de solo além de aproximações de praia (shore approaches) e perfuração de poços de petróleo.

Foto: Divulgação
Canaris

Site Login