Aggreko expande central elétrica na África para ampliar fornecimento de energia

12/09/2013 - Aggreko expande central elétrica na África para ampliar fornecimento de energia para Namíbia e Moçambique

aggreko_agk.jpgA Aggreko, líder mundial no fornecimento temporário de energia, resfriamento de processos e climatização, confirmou a expansão da sua central de gás no Parque Gigawatt em Ressano Garcia, Moçambique, em conjunto com seus parceiros. A ampliação  das instalações foi oficialmente inaugurada pelo Ministro da Energia de Moçambique, Salvador Namburete, durante uma cerimônia realizada no local do projeto na última semana. A expansão acrescenta mais 122 MW de capacidade às instalações de Ressano Garcia, aumentando o total de geração de energia da central para 232 MW.
A central de energia da Aggreko começou a operar em julho de 2012, naquela que foi a realização de uma iniciativa verdadeiramente inovadora de construir o primeiro projeto de Produção de Energia Independente (IPP - Independent Power Producer) temporário e transfronteiriço do mundo. A energia produzida no local foi fornecida diretamente ao Grupo de Energia do Sul de África (SAPP), tendo como primeiros clientes do projeto a Electricidade de Moçambique (EDM), a distribuidora de energia de Moçambique e a Eskom, a distribuidora da África do Sul.
Após o sucesso da primeira etapa da Ressano Garcia, a Aggreko anunciou em março de 2013 a assinatura de acordos com a EDM e a NamPower, a distribuidora elétrica da Namíbia, para o fornecimento de 122 MW a partir do projeto. Após este anúncio, iniciaram-se imediatamente os trabalhos para obter mais do dobro da capacidade da central. Uma vez que a Aggreko concebeu e construiu a infraestrutura da central de modo a permitir aumentos de capacidade modulares, o aumento da geração elétrica foi conseguido em apenas 12 semanas.
Através da utilização da  infraestrutura de transmissão regional da SAPP, a Aggreko fornecerá agora energia gerada em Moçambique a três operadoras nacionais, incluindo à Namíbia, situada a mais de 1500 quilômetros de distância. Destacando a cooperação mútua entre as operadoras para tornar esta iniciativa possível, a EDM e a Eskom desempenharão um papel-chave na transmissão desta energia à Namíbia. A EDM irá transmitir  energia por meio  da sua rede até a fronteira sul-africana, onde a Eskom, em nome da NamPower, tratará da condução da energia pela rede sul-africana até a Namíbia.
A central de Ressano Garcia da Aggreko está situada na fronteira de Moçambique com a África do Sul, no Parque Gigawatt, 90 quilômetros a nordeste de Maputo. O gás natural para o projeto é  fornecido pela Matola Gas Company SA por meio  da sua infraestrutura de gás em Ressano Garcia e a Aggreko  gera energia utilizando um contrato de subconcessão com a Gigawatt Mozambique SA.
“A Ressano Garcia é  a maior central elétrica transfronteiriça do mundo, com 232 MW de geração de energia alimentada a gás  para utilização por três operadoras nacionais”, explica David Taylor-Smith, Diretor Executivo Regional, Aggreko EMEA. “Este projeto  realça a precisão e velocidade com que a Aggreko consegue fornecer uma capacidade elétrica temporária de grande escala para ajudar os nossos clientes a terem suas demandas  no fornecimento de energia atendidas conforme e quando surgirem.”
Paulinus Shilamba, Diretor Executivo da NamPower, afirma que “Esta abordagem inovadora de assegurar um fornecimento de energia eficaz ao povo da Namíbia é um excelente exemplo do espírito de cooperação do sul de África. Este projeto único irá contribuir para o provisionamento de energia confiável em toda a Namíbia e apoiar o desenvolvimento continuado do país.”
Augusto de Sousa Fernando, CEO da EDM, acrescenta: “Após o primeiro projeto concluído pela EDM, na sua função de distribuidora e operadora nacional em Moçambique, gostaríamos de acolher uma vez mais a segunda fase da central elétrica temporária da Aggreko em Ressano Garcia, que irá ajudar a EDM e os seus parceiros no SAPP até que seja possível a implementação das nossas centrais permanentes em Moçambique.”
 
Sobre a Aggreko - A Aggreko plc é o líder mundial no fornecimento de soluções temporárias de energia, resfriamento de processos e climatização. A Aggreko emprega mais de 5.700 pessoas operando em 194 localidades. Em 2012, prestamos serviços a clientes em aproximadamente 100 países, obtendo receitas aproximadas GBP 1.6bn (USD 2.5bn ou Euros 2.0bn). A Aggreko plc está cotada na Bolsa de Valores de Londres (AGK.L), faz parte do Índice FTSE-100 e está sediada na Escócia. Para mais informações, visite o website da empresa em www.aggreko.com
A Aggreko oferece soluções de energia, resfriamento de processos e climatização a clientes que necessitam de serviços com rapidez, por curto ou indeterminado período de tempo. Como exemplo, temos o fornecimento de energia para instalações industriais que necessitam de fornecimento permanente, fornecimento emergencial para cidades inteiras em casos de falta de energia, ou climatização e energia para grandes eventos esportivos. Nossos clientes são atendidos localmente por meio de nossos 194 centros de serviços, ou globalmente por meio de nossa equipe de Projetos de Energia Internacional.
Na área de Negócios Locais, responsáveis por quase a metade de nossas receitas, nós fornecemos equipamentos para a operação de nossos clientes, enquanto nos responsabilizamos pelos serviços de manutenção.  Na área de negócios de Projetos de Energia, responsáveis aproximadamente pela outra metade de nossa receita, operamos como provedores de energia. Nós instalamos e operamos plantas temporárias de energia e cobramos de nossos clientes pelo fornecimento da capacidade de geração e pela energia produzida. Projetamos e fabricamos equipamentos especialmente para essas necessidades em nossa fábrica em Dumbarton, na Escócia.
Entre nossos clientes mais recentes, destacamos os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012, os Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010, além do fornecimento de energia temporária em mais de 50 países como Reino Unido, França, Angola, Quênia, Indonésia, Bangladesh, Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, Peru, Colombia, México, Panamá, República Dominicana e EUA.
Em 2012, fornecemos nossas soluções a cerca de 45 mil clientes e 70% dos clientes que responderam à nossa pesquisa nos avaliaram com notas 9 ou 10 em uma escala de 0 a 10.
Para mais informações, visite o site:  www.aggreko.com.br
 
Foto: Divulgação
Ogilvy Public Relations Brasil - São Paulo

Site Login