GE instala turbina eólica número 500 no Brasil

05/09/2013 - GE instala turbina eólica número 500 no Brasil
 
ge.jpgDurante a terceira edição do Brazil Windpower, a GE Renewables, unidade para energias renováveis da GE Power & Water, anuncia a expansão da fábrica de manufatura localizada em Campinas, interior de São Paulo, e a instalação da turbina eólica número 500 no Brasil, no Rio Grande do Norte. As ações reforçam o aquecimento do mercado, além da parceria e dedicação da GE para entender as necessidades do setor e identificar maneiras de contribuir para os avanços na produção de energia por meio dos ventos, com preço final competitivo em relação a outras fontes.
A unidade em Campinas produzirá a cabeça da máquina, também conhecida como “nacelle”, para as turbinas eólicas GE 1,7-100 e 1,85-82,5. A cabeça é o componente principal de uma turbina eólica e abriga o equipamento de geração de energia, incluindo a caixa de velocidade, gerador e controles. Em Campinas, a GE também produz o nariz, ou “hub”, das turbinas e, agora, amplia a produção dos equipamentos que compõe o aerogerador no País.
“A energia eólica é a fonte energética que cresce mais rápido no Brasil”, conta Jean-Claude Robert, líder da GE Renewables para a América Latina. “No ano passado, o país instalou mais de mil megawatts em energia eólica. Desse total, 40% são de projetos da GE. A expansão da unidade da GE em Campinas permitirá que a empresa continue a fornecer tecnologia eólica de alta qualidade, garantindo ainda que nossos clientes tenham acesso a linhas de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES)”.
O executivo ainda comenta que a companhia tem respondido rapidamente às demandas de energia eólica no Brasil. “Estamos anunciando a instalação da turbina número 500, no Rio Grande do Norte, e falamos recentemente sobre a inauguração de um centro de Serviços em Guanambi- BA, para atender localmente, e de forma ágil nossos clientes”, conta. “Além disso, até o final desse ano, a GE irá inaugurar um segundo centro de serviços no Rio Grande do Norte. Os dois centros juntos empregarão mais de 100 técnicos”, detalha Jean Claude Robert.
 
500 aerogeradores no Brasil
A turbina número 500, de 1,6 megawatts, foi instalada no parque eólico da Dobreve Energia Ltda., em João Câmara (RN) e ajudará o projeto Eurus de 60,8 megawatts, que conta com 38 unidades de turbinas com tecnologia GE de 1,6 MW. “Instalar a nossa turbina eólica número 500 no Brasil é um marco significativo e aprofunda a relação que temos construído com o País”, ressalta o executivo, “Estamos orgulhosos de fornecer a tecnologia e os serviços necessários para ajudar o Brasil a buscar oportunidades de energia eólica”.
Carlos Brandão, diretor executivo da Dobreve Energia Ltda. ainda complementa como a GE tem se tornado a principal parceira para o Brasil no setor de energia eólica: “A reputação da GE em excelência tecnológica, serviços prestados localmente e compromisso com os produtores de energia no Brasil fizeram com que ela se tornasse a escolha certa para o nosso projeto Eurus, no Rio Grande do Norte”, finaliza.
 
Foto: Divulgação GE
Agência Ideal

Site Login