Voith investe em sistemas de automação

31/08/2013 - Voith investe em sistemas de automação
 
voith_hycon.jpgEmpresa registrou expressivo crescimento nas vendas da área nos últimos dois anos
A Voith Hydro investe fortemente em sua linha de produtos de automação para usinas hidrelétricas, na Pesquisa e Desenvolvimento de soluções que contribuem para a operação, manutenção, maior segurança e melhoria nos níveis de disponibilidade. Esse investimento possibilitou a expansão e a diversificação dos produtos da linha HyCon, que nos últimos dois anos registrou um expressivo crescimento em suas vendas.
A empresa conta com uma equipe dedicada exclusivamente à criação e aprimoramento dessas soluções, consideradas estado da arte no setor. Isso acontece no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em São Paulo, um dos mais modernos da América Latina e o maior do Grupo Voith no mundo.
“Com os testes preliminares realizados em nosso laboratório, é possível simular as condições da usina de maneira muito próxima à realidade”, explica Osvaldo San Martin, presidente e CEO da Voith Hydro no Brasil. “Isso permite ajustar previamente os sistemas às características da usina, diminuindo o tempo de indisponibilidade para a geração de energia, necessário para a implantação dos projetos”, completa o executivo.
O portfólio de automação da Voith Hydro compreende reguladores de tensão e sistemas de excitação, reguladores de velocidade, sistemas de supervisão e controle, e sistemas de monitoramento, que são expansíveis e podem ser personalizados de acordo com as necessidades da usina, sendo aplicáveis a qualquer tipo de turbina ou gerador, em centrais novas ou que necessitem de modernizações.
Os equipamentos da Voith Hydro estão presentes nas modernizações das UHEs Serraria e Iporanga, da Votorantim Energia. O fornecimento contempla novos reguladores de tensão e velocidade, sistema digital de supervisão e controle, paineis de serviços auxiliares, bem como nova instrumentação completa para turbina, gerador e BOPs. A empresa também está fornecendo reguladores de tensão e velocidade para a UHE Cana Brava, da Tractebel Energia, modernizando os sistemas fornecidos no início dos anos 2000.
O parque elétrico brasileiro possui cerca de 20.000 MW em unidades com mais de 35 anos, que ainda não foram modernizadas. Com a modernização dos equipamentos de automação, é possível obter benefícios relevantes para a gestão de ativos. Exemplo disso é a instalação do sistema de monitoramento, que permite verificar o funcionamento da unidade geradora e mitigar possíveis anomalias ou paradas indesejadas, evitando longos períodos de indisponibilidade forçada. Foi com esse objetivo que a Entidade Binacional Yacyretá (Argentina/Paraguai) adquiriu 20 sistemas de monitoramento da Voith Hydro em 2011.
Os sistemas de automação HyCon estão em operação em várias usinas hidrelétricas na América Latina, como por exemplo: UHE Salto Pilão (Brasil), UHE Serra do Facão (Brasil), UHE Estreito (Brasil), CH Amoyá (Colômbia), CH Baba (Equador), CH Confluencia (Chile), CH Palomino (Republica Dominicana), CH Palo Viejo (Guatemala). A UHE Estreito, inaugurada em 2012, possui o sistema HyCon para realizar o controle e supervisão da usina. Atualmente, estão sendo desenvolvidos, entre outros, os sistemas de automação para Belo Monte e Teles Pires, duas das maiores usinas em construção no Brasil.
 
A importância da hidroeletricidade
A hidroeletricidade é a maior, mais antiga e mais confiável forma de geração de energia renovável. No mundo inteiro, sua contribuição é indispensável ao fornecimento estável de energia e, consequentemente, ao desenvolvimento socioeconômico – tanto de países industrializados, como de mercados emergentes. Refletindo essa realidade, a hidroeletricidade é mundialmente reconhecida como forma prioritária de geração de energia, inclusive do ponto de vista econômico e ecológico. Por isso, as usinas com reservatórios são essenciais, uma vez que combinam segurança, custo relativo baixo e geram menor emissão de gases de efeito estufa. A existência dos reservatórios é um incontestável benefício à humanidade, uma vez que mais de 95% deles são destinados a finalidades não somente relacionadas à produção energética, mas também ao armazenamento e abastecimento indispensável de água à população humana. A Voith tem sido uma das principais fornecedoras de tecnologia para projetos desta natureza, desde o seu surgimento, e continua a desenvolvê-la constantemente.
 
Grupo Voith - A Voith define padrões de referência nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, além de transporte e indústria automotiva. Fundada em 1867, a Voith é hoje uma das maiores empresas familiares da Europa, com mais de 42.000 funcionários, um volume de negócios de 5,7 bilhões de euros e subsidiárias em mais de 50 países.
 
Sobre a Voith Hydro - A Voith Hydro é uma divisão do Grupo Voith e empresa líder mundial em equipamentos para geração de energia hidrelétrica. Com aproximadamente 5.300 funcionários, a Voith Hydro teve € 1,3 bilhão em pedidos recebidos no ano fiscal 2011/2012.
 
Foto: Divulgação
LVBA Comunicação

Site Login