GE estimula desenvolvimento da cadeia eólica no Brasil

01/07/2013 - GE estimula desenvolvimento da cadeia eólica no Brasil
 
ge_eolica2.jpgGE anuncia a inauguração de um Centro de Serviços para energia eólica na cidade de Guanambi, Bahia. O investimento estratégico na unidade garantirá mais flexibilidade e eficiência no atendimento de clientes de um mercado que deve crescer cerca de 40% entre 2012 e 2016, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica. Os 100 técnicos que atuarão na unidade serão responsáveis por monitorar operações e clima, realizar a manutenção nos parques eólicos e manter um estoque de peças essenciais para o funcionamento das turbinas.
A GE conta atualmente com 450 turbinas eólicas instaladas no Brasil. Até o fim de 2013, deve ultrapassar a marca de mil turbinas instaladas em solo nacional, totalizando 1GW de capacidade instalada. A marca garantirá que a companhia torne-se a principal fornecedora para o país. “A GE quer cada vez mais estreitar a parceria com o Brasil para fornecer tecnologia e os serviços necessários, visando garantir oportunidades significativas no mercado de energia eólica do país”, conta Jean Claude Robert, líder de energias renováveis da GE Power & Water para a América Latina. Ainda este ano, um segundo centro deve ser inaugurado no Rio Grande do Norte.
Desde que entrou no mercado de energia eólica no Brasil, em 2011, a GE se dedica a entender as necessidades do setor e identificar maneiras de contribuir para os avanços na produção de energia por meio dos ventos, com preço final competitivo em relação a outras fontes. Esse novo movimento da GE conta com investimento de US$ 1,5 milhão e é vital para que a companhia consiga manter-se próxima de seus clientes. “A criação dos Centros de Serviços é prioridade em nossa estratégia. Nossa velocidade de resposta multiplica com a criação desses centros, o que reforça nossa parceria com os clientes, que terão novos canais para contato” detalha Jean Claude.
Mathias Becker, CEO da Renova, um dos principais clientes da companhia, ressalta que o Centro de Serviços será de grande importância para os negócios na região “Estabelecer um centro local com técnicos capacitados irá nos ajudar a garantir disponibilidade para fornecer energia confiável para a rede do Brasil”, conta o executivo.
Além disso, a GE investirá em parcerias com escolas técnicas para capacitar engenheiros que irão atuar com energia eólica, uma indústria ainda em crescimento. “Com tecnologias que se desenvolvem constantemente e o crescimento da importância da energia eólica na matriz energética do país, a GE irá gerar oportunidades de aprendizado nos Centros de Serviços, além de doar equipamentos para escolas técnicas” explica Aldo Vacaflores, Líder de Serviços da GE Power & Water para o Brasil “Desse modo, criamos novas vagas de estágio e disponibilizamos os principais treinamentos internos da GE para estudantes”.
A GE produz 25% da eletricidade global e é uma das maiores fornecedoras de turbinas eólicas do mundo. Neste mercado, está presente em 21 países, com mais de 20 mil unidades instaladas, 277 milhões de horas de funcionamento e 163 mil GWh de energia gerada, utilizando equipamentos com capacidade de 1.5 a 4.1 MW. O novo Centro de Serviços na Bahia será fundamental para a expansão local.
 
Foto: Divulgação GE
Agência Ideal

Site Login