Forjasul Eletrik investe em tecnologia para atender setor de energia

13/06/2013 - Forjasul Eletrik investe em tecnologia para atender setor de energia
 
forjasul.jpgDivisão Eletropeças da empresa utiliza ferramentas de última geração para desenvolver e produzir soluções de ponta para as áreas de transmissão e distribuição
Dono de um dos maiores parques de transmissão e distribuição de energia do mundo, o Brasil tem registrado investimentos expressivos nessa área nos últimos anos, tanto na manutenção e modernização de linhas antigas, quanto na construção de instalações para atender à demanda das novas usinas de geração.
Atenta a esta realidade, e às oportunidades, a Forjasul Eletrik, através da Divisão Eletropeças, tem desenvolvido diversas ações para incrementar os negócios nesse mercado. Para atingir tal objetivo, uma das estratégias da empresa, que já é uma das principais fornecedoras de equipamentos para linhas de transmissão e distribuição no País, é investir continuamente em tecnologia.
“Investimos em tecnologias de última geração relacionadas tanto ao desenvolvimento, quanto à industrialização de novos produtos. Nosso compromisso é a busca incessante por soluções globais que sejam inovadoras, confiáveis e de qualidade, capazes de agregar valor e segurança às linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica”, afirma Roberto Aimi, Diretor da Forjasul Eletrik.
No setor de transmissão de energia, por exemplo, os aportes em tecnologia têm levado a companhia a se destacar no fornecimento de sistemas de amortecimento de vibrações. Hoje, a empresa é uma das principais fabricantes nacionais desse tipo de solução, que tem sido aplicada tanto por clientes do setor público, quanto do privado.
Um dos últimos investimentos nessa área foi a aquisição, em 2012, de equipamentos de medição da suíça Pfisterer. A compra envolveu um medidor de oscilações eólicas e um de oscilações de sub-vão. “São equipamentos de última geração, os mais modernos disponíveis no mercado. Eles destinam-se a verificar o efeito das vibrações eólicas e de oscilações de sub-vão dos cabos condutores na linha de transmissão após a instalação do sistema de amortecimento. O objetivo é comprovar a eficiência do sistema instalado com base nos parâmetros máximos permitidos pelas especificações dos clientes”, explica Roberto Aimi.
 
Recursos tecnológicos utilizados pela empresa
Na Forjasul Eletrik, os investimentos em recursos tecnológicos são destinados a diversos setores. Confira alguns dos modernos recursos computacionais utilizados no desenvolvimento, produção e controle de qualidade dos produtos da empresa:
- Para a área de projetos
Solidworks: utilizado na modelação 3D de produtos, moldes de injeção, coquilhas, ferramentas etc.
Simulation: voltado para simulações de esforços mecânicos, utilizando elementos finitos nos produtos modelados.
Magma Soft: utilizado para a simulação do processo de injeção sob pressão ou fundição por gravidade nos moldes projetados.
 
- Para a fabricação de moldes e ferramentas
Power1000: utilizado para a programação da frezadora CNC na usinagem de moldes e ferramentas.
 
- Para estudos de vibrações de cabos condutores
ATTRA: software simulador de referência internacional fornecido pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) utilizado para estudos de vibrações de cabos condutores em linhas de transmissão.
 
- Para ensaios mecânicos, elétricos e de vibração
CatmanAP: software utilizado para a aquisição e processamento de dados nos ensaios mecânicos, elétricos e de vibrações.
 
 
Perfil Forjasul Eletrik, empresa de materiais elétricos da Tramontina
Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Forjasul Eletrik é uma empresa do Grupo Tramontina preocupada em oferecer o melhor em design, segurança e soluções técnicas para produtos destinados a instalações elétricas. Através de suas quatro divisões, a Forjasul Eletrik atende aos mais variados mercados:
Divisão Predial: produz interruptores, tomadas, canaletas, extensões, caixas de derivação, eletrodutos e acessórios, caixas de embutir e aparelhos à prova de tempo. Utiliza a expertise e estrutura do Grupo Tramontina para garantir que seus produtos cheguem a todo o Brasil, através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife;
Divisão Tecnopeças: especializada na fabricação de peças em alumínio injetado sob encomenda, principalmente para os setores automotivo e agrícola;
Divisão Eletropeças: produz grampos, conectores e acessórios em alumínio e plástico para linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica;
Divisão Ex: especializada na fabricação de equipamentos elétricos para atmosferas explosivas.
Seu moderno parque fabril está instalado numa área construída de 24 mil m2, conta com 15 células de injeção de alumínio e 13 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada capaz de processar 2.400 toneladas/ano de alumínio e outras 1.900 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desde 2008, a Forjasul Eletrik vem fazendo pesados investimentos, principalmente em pesquisas, aquisição de equipamentos e na construção de um novo laboratório. Até 2011, esses investimentos somaram mais de R$ 30 milhões, o que resultou num crescimento de 40% no faturamento. Em 2012, investiu na compra de quatro novas células de injeção de alumínio e duas de injeção de plástico, ampliando sua capacidade e registrando aumento de 18% no faturamento. Para o biênio 2013/2014, a empresa prevê investimentos de R$ 35 milhões, incluindo a construção de um novo pavilhão industrial.
 
Perfil Tramontina
Sinônimo de tradição e qualidade, a Tramontina completou 100 anos em 2011. Sediada em Carlos Barbosa (RS), possui um parque industrial de 670 mil m2, que abriga dez unidades fabris, sendo oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e uma em Recife (PE). Suas empresas ocupam posição de destaque nos mercados de Material Elétrico, Utilidades Domésticas, Jardinagem, Ferramentas, Móveis e Eletrodomésticos, e produzem mais de 17 mil itens. Possui presença ativa no mercado nacional e internacional, operando com cinco Centros de Distribuição, cinco escritórios regionais de vendas, e escritórios internacionais em nove países, incluindo Estados Unidos, México, Alemanha e China, que levam os produtos Tramontina a mais de 120 países. Mais importante do que ser uma empresa de capital 100% nacional, é o seu capital humano. Por isso, investe no crescimento profissional e pessoal de sua equipe, que totaliza 6 mil colaboradores. Além disso, na mesma medida em que investe em novas tecnologias e equipamentos, também valoriza o meio ambiente e se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Pronta para enfrentar um mercado globalizado repleto de novas oportunidades e desafios, a Tramontina continua a se pautar hoje, como há 100 anos, por valores sólidos: satisfação do cliente, valorização das pessoas, transparência, trabalho e liderança.
Forjasul Eletrik S.A., empresa de materiais elétricos da Tramontina
Tel.: (54) 3461.8200
 
Foto: Divulgação
Via Pública Comunicação

Site Login