Presidente da Petrobras é a mulher de negócios mais poderosa do Brasil

exibe_graca.jpg06/06/2013 - Presidente da Petrobras é a mulher de negócios mais poderosa do Brasil segundo a Forbes
 
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, foi apontada pela revista americana Forbes como a mulher mais poderosa no setor de negócios do Brasil. A executiva já havia sido considerada a terceira mulher mais poderosa do mundo, na categoria Negócios, no ranking internacional da publicação.
Para elaboração do ranking de Mulheres de Negócios mais Poderosas do Brasil, a Forbes selecionou um grupo de candidatas de todo o país, classificando as 10 mulheres de negócios mais influentes com base em três indicadores: receita da empresa e capitalização de mercado em 2012 , presença na mídia e impacto em sua área de atuação.
A revista destacou que Graça Foster "desempenha um papel central" no desenvolvimento da Petrobras, maior empresa do hemisfério sul. Também afirmou que Graça Foster "deve trazer bons resultados este ano".
Em 22 de maio, Graça Foster já havia figurado como a 18ª mulher mais poderosa do mundo, no ranking internacional de mulheres mais poderosas da Forbes. O primeiro lugar da lista foi ocupado pela chanceler alemã, Angela Merkel. A presidenta Dilma Rousseff está na segunda colocação geral. Graça Foster também foi listada como a terceira mulher mais influente do mundo na categoria Negócios.
Maria das Graças Silva Foster é engenheira química e a primeira mulher a comandar a Petrobras. Assumiu a presidência em fevereiro de 2012, e foi ainda diretora de Gás e Energia da Petrobras e presidente da Petrobras Distribuidora. Foster está há 32 anos no quadro de profissionais de carreira da Companhia.
Premiações - Além da lista da Forbes, Graça Foster participou de outros dois rankings importantes em 2012: foi citada entre as 100 pessoas mais influentes do mundo no ranking da revista Time, e foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo dos negócios pela revista Fortune, com o primeiro lugar no ranking Global das executivas que atuam fora dos Estados Unidos.
Em março deste ano, a presidente da Petrobras recebeu o prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo, na categoria Economia, que prestigia os brasileiros que mais contribuíram com o seu talento e trabalho para transformar o Brasil num país melhor e foi eleita uma das dez melhores gestoras do país, em pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico. Graça Foster recebeu ainda o prêmio Empreendedora do Ano de 2012 pela revista IstoÉ Dinheiro.
 
Foto: Divulgação Agência Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Site Login