GE e Light Esco levam eficiência energética para fábrica da Coca-Cola no RJ

18/04/2013 - GE e Light Esco levam eficiência energética para fábrica da Coca-Cola no RJ

ge_light.jpgA GE fechou um contrato de US$ 4,5 milhões com a Coca-Cola Andina Brasil para equipar uma unidade de engarrafamento localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com três motores Jenbacher a gás natural. Com potência total de 12 megawatts, os equipamentos serão utilizados para gerar energia e aquecimento para a fábrica, seguindo o conceito quadgeneration. Isto significa que, além das funções típicas de fornecimento de eletricidade e calor, os motores da GE permitirão a produção de água fria, dióxido de carbono (CO₂), nitrogênio e operações de engarrafamento.
A implantação de motores Jenbacher J624, entregues pela GE em janeiro de 2013, é parte do investimento de US$ 42 milhões da Coca-Cola Andina Brasil na expansão da unidade de engarrafamento. “A implantação desses equipamentos para a parte de energia da fábrica tem uma importância fundamental para ampliar a nossa capacidade de produção e atender o aumento previsto da demanda por produtos durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, disse Nilson Alegre, gerente de fábrica da Coca-Cola Andina Brasil.
Os motores serão instalados pela companhia brasileira de energia Light Esco e estão previstos para entrar em operação até agosto de 2013. Além de fornecer os equipamentos, a GE também dará suporte total à operação e manutenção.
A escolha da tecnologia da GE para recuperar CO₂ com qualidade alimentar permite reduzir em até 40% as emissões de dióxido de carbono, quando comparado ao uso de equipamentos separados de geração de calor e energia. Assim como em outras soluções de energia distribuída que a GE implantou em seus clientes, a Coca-Cola Andina
Brasil será capaz de comercializar o excedente de eletricidade. O projeto reforça a atual tendência das empresas brasileiras pela busca de alternativas mais sustentáveis para suprir a crescente demanda de energia no País, recurso fundamental para o desenvolvimento econômico.
“Nosso projeto com a Light Esco e a Coca-Cola Andina Brasil ilustra como os motores a gás Jenbacher da GE estão apoiando um grupo cada vez mais diversificado de projetos de energia e aquecimento em todo o mundo”, disse Rodrigo Portes, diretor-executivo da Divisão de Motores a Gás da GE Power & Water para a América Latina.

Quadgeneration e Ecomagination
Com a escolha da GE como parceira para a sua unidade de engarrafamento, a Coca-Cola coloca um projeto quadgeneration em prática no Brasil. A iniciativa mostra a capacidade da GE de atuar junto a indústrias para criar soluções de gestão de energia e de gerenciamento waste to value, que transformam resíduos em valor, beneficiando as empresas parceiras e suas comunidades vizinhas.
Além da fábrica brasileira, a tecnologia Jenbacher da GE também está presente na unidade da Coca-Cola na Romênia e em outros países europeus, em apoio às iniciativas globais de sustentabilidade da empresa.
Os motores Jenbacher da GE fazem parte da linha de produtos Ecomagination da empresa que, além de ajudarem os clientes a aumentar a eficiência operacional de seus processos, permitem uma melhoria significativa de seu impacto ambiental.
 
Foto: Divulgação GE
Agência Ideal

Site Login