GE promove sistema de geração de energia renovável no Brasil

01/04/2013 - GE promove sistema de geração de energia renovável no Brasil
 
ge_energia_2.jpgA GE fornecerá quatro motores a gás para a Valorgás, conforme contrato fechado no valor de 2 milhões de euros para instalação até o final de 2013. A solução da GE reaproveita o gás metano que seria desperdiçado ao ser liberado para a atmosfera e, a partir da decomposição de resíduos sólidos, o transforma em um importante combustível renovável.
O contrato prevê a instalação dos motores Jenbacher J420 nos aterros sanitários operados pela Valorgás, um deles em Guatapará (SP) e três em Juiz de Fora (MG). Esses equipamentos serão responsáveis por gerar até 5,6 megawatts nos aterros – energia suficiente para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes, como Cajuru, no interior paulista, por aproximadamente 15 anos.
O metano é um gás com fator de aquecimento global 21 vezes maior do que o dióxido de carbono – o gás de efeito estufa mais conhecido por afetar a mudança climática. Com este projeto, a economia de gás metano poupado pela empresa reduzirá, a cada megawatt gerado, o equivalente a 30 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
A companhia Valorgás será responsável pelo gerenciamento do projeto. “Essa parceria com a GE tornará possível reduzir emissões de gás de efeito estufa do Brasil. A parceria com a companhia vem de longa data e se estenderá para muitos outros projetos”, afirma Jorge Matos, CEO da Valorgás.
“Participar desse projeto reforça, ainda mais, o comprometimento da GE em fornecer tecnologias confiáveis que atendem melhor às necessidades para geração de energia do País. Um dos focos da GE é colocar suas tecnologias a favor do desenvolvimento nacional, mostrando que até do lixo é possível extrair energia”, afirma Rodrigo Portes, diretor Executivo da Divisão de Motores a Gás da GE na América Latina.
Os motores da GE são modulares, têm instalação rápida e podem ser realocados com facilidade quando as reservas de gás metano de um aterro se esgotam. O portfólio de gás para energia da GE inclui motores a gás Jenbacher e Waukesha, que foram especificamente criados para proporcionar a flexibilidade necessária no uso de combustíveis alternativos, como o gás advindo de aterro sanitário, oferecendo altos níveis de eficiência elétrica.

Força Jenbacher
Os motores Jenbacher da GE fazem parte da linha de produtos Ecomagination, que, além de ajudar os clientes a aumentar a eficiência operacional de seus processos, permitem uma melhoria significativa de seu impacto ambiental. No mundo todo, o negócio de Motores a Gás da GE conta com mais de 1.650 unidades operando em aterros sanitários com uma produção elétrica superior a 1.650 MW.
 
Foto: Divulgação GE
Comunicação: Agência Ideal

Site Login