ABB desenvolve sistemas e soluções completas para aplicações navais e offshore

20/03/2013 - ABB desenvolve sistemas e soluções completas para aplicações navais e offshore

abb_jurong_lmg_espadon.jpgEmpresa apresenta tecnologias inovadoras e produtos de alta qualidade que irão compor os grandes projetos da indústria naval brasileira
A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, oferece amplo portfolio de produtos e serviços para o setor naval com sistemas de geração e distribuição de energia, sistemas de propulsão elétrica, bem como sistemas de automação de última geração. O objetivo é atender de forma mais eficaz o mercado local proporcionando maior disponibilidade dos equipamentos e melhorando o desempenho das embarcações.
O compromisso da empresa com a qualidade fortalece sua presença nos principais projetos do país. As premissas incluem a implantação de programas para redução do consumo de energia, identificação de oportunidades de melhoria e o constante aperfeiçoamento dos profissionais.
A ABB tem oficinas localizadas em pontos estratégicos da costa brasileira, que realizam a manutenção e modernização de turboalimentadores em plataformas de petróleo, diferentes tipos de embarcações, além de usinas termoelétricas.  Recentemente, a ABB fechou contrato de U$ 160 milhões para o fornecimento de sistemas elétricos de sete navios-sonda de última geração. Projetadas para perfuração em águas profundas, as embarcações vão operar nos grandes campos de pré-sal da costa sudeste do Brasil. Os navios serão construídos no Espírito Santo pelo Estaleiro Jurong Aracruz, controlado pela Jurong Shipyard, empresa sediada em Cingapura. A entrega dos equipamentos pela ABB para o primeiro navio está prevista para este ano, sendo que o mesmo deve ficar pronto no segundo trimestre de 2015 e o último em 2018.
O escopo do projeto contempla o desenvolvimento, fornecimento, supervisão de instalação, testes e comissionamento do sistema elétrico das embarcações, incluindo: geradores, painéis de distribuição de energia, transformadores, motores e acionamentos para os sistemas de propulsão e perfuração. O pacote elétrico integrado da ABB vai fornecer energia confiável para subsistemas de bordo e auxiliará os operadores a maximizar a eficiência energética das embarcações.
Esses navios-sonda são os primeiros de uma série de alta eficiência, projetados para exploração em águas profundas. As soluções da ABB atendem às atuais normas da International Electrotechnical Commission (IEC) e aos pré-requisitos de segurança do cliente. Estão também em total conformidade com os rigorosos regulamentos da Organização Marítima Internacional (IMO), a fim de garantir sistemas com maior disponibilidade e operações de perfuração ininterruptas.
"A participação da ABB nesse projeto representa um avanço da companhia no mercado brasileiro", ressalta Ricardo Hirshbruch, responsável pela divisão de Automação de Processos da ABB na América do Sul.
Este  fornecimento contará com alto conteúdo produzido localmente..  A ABB dará continuidade a sua estratégia de crescimento no País, que totalizará investimentos da ordem de U$ 200 milhões até 2015. Com esse importante contrato haverá a instalação de novas linhas de produção para atender à demanda crescente por nacionalização do setor de óleo e gás, entre outros.
No ano passado, a unidade de Sorocaba iniciou as operações para produzir motores, geradores e acionamentos, entre outros equipamentos de baixa tensão, com certificação para aplicação em uso naval. Os transformadores produzidos na fábrica de Blumenau também contribuirão para esse fornecimento.
Ao fim da instalação os navios serão entregues para a Sete Brasil, empresa formada por investidores brasileiros e internacionais. Posteriormente serão operados pela Odfjell e pela Seadrill, e afretados para a Petrobrás por 15 anos. Para suporte à operação dos navios a ABB possui uma equipe técnica local altamente treinada nos centros de excelência na Noruega, Cingapura e Coréia, capaz de atender a demanda deste mercado local.
 
Sobre a ABB
A ABB é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.
 
SA Comunicação

Site Login