Sany ocupa a linha de frente dos maquinários pesados na RNEST

08/01/2013 - Sany ocupa a linha de frente dos maquinários pesados na RNEST
 
sany_rnest_2.jpgFabricante consolida atuação das suas máquinas e marca presença na construção da mais moderna refinaria do país
Atuando na principal obra da Petrobras, a Refinaria do Nordeste (RNEST), 14 equipamentos da linha amarela e quatro guindastes da marca Sany fazem parte do grupo de maquinários pesados que opera na construção da  UDA (Unidade de Destilação Atmosférica) e HDT (Hidro Destilação Térmica) da refinaria, que está sendo instalada no município de Ipojuca/PE, próximo ao porto de Suape.  A refinaria, segundo a Petrobras, será a mais moderna construída no país com tecnologia 100% nacional.
As escavadeiras de 21 e 33 toneladas, adquiridas pela Escad Rental Equipamentos, foram locadas para a Galvão Engenharia, empresa responsável por parte do projeto. Já os rolos compactadores e as escavadeiras de pequeno porte, também da Escad Rental Equipamentos, foram locados para o consórcio Conest, formado pelas empresas Odebrecht Engenharia e OAS, um dos principais consórcios de máquinas pesadas da refinaria.
“Nossa experiência com as escavadeiras da Sany tem sido positiva, já que as máquinas apresentam agilidade nas operações e temos apoio constante da Escad Rental, com manutenção e equipe técnica especializada na obra”, conta Ari Silva, engenheiro da Galvão Engenharia. Os equipamentos de 21 toneladas operam na UDA 11 no trabalho de escavação da rede elétrica subterrânea da refinaria. Já o modelo de 33 toneladas está com o martelo hidráulico e opera na quebra de rochas para escavação. “Há um grande número de maquinário pesado concentrado na UDA e os equipamentos da Sany estão trabalhando dentro do cronograma, atendendo as demandas locais”, detalha o engenheiro. As escavadeiras de pequeno porte e os rolos compactadores estão em operação no mesmo canteiro.
Outro ponto também destacado pelo engenheiro é o consumo médio de combustível da frota da Galvão que opera na obra. “Temos escavadeiras de diversas marcas realizando a mesma atividade. Pudemos constatar que a escavadeira de 21 toneladas da Sany apresenta uma média de consumo menor que algumas máquinas da concorrência, assim como giro mais rápido”, explica o engenheiro. Já o modelo de 33 toneladas tem ajudado a construtora a adiantar as atividades previstas na quebra das rochas.
 
A movimentação dos gigantes
A operação dos guindastes Sany nas unidades da refinaria teve início há mais de um ano, quando a Makro Engenharia utilizou quatro modelos (um modelo sobre esteiras e cinco sobre caminhão) e prestou serviço de solução de engenharia de movimento para o consórcio Conest. “Chegamos no início da construção da UDA e HDT e constatamos que os equipamentos teriam que atender uma alta exigência de operação e cronograma”, conta Sylvio Victor, gerente de unidade da Makro Engenharia.
O guindaste treliçado sobre esteiras SCC2500C tem atividade intensa na construção da caldeiraria, localizada na UDA. O modelo, com capacidade para 260 toneladas, está configurado com lança principal de 49,5m e luffing jib 43m e realiza a movimentação de tubulações de seis toneladas cada. Operando desde julho de 2011, cerca de seis horas por dia, o guindaste apresenta boa relação custo e benefício, o que diferencia com exatidão a Sany da concorrência. “A lança rápida, agilidade na operação e confiabilidade desse modelo diferencia a Sany em relação às outras marcas. O guindaste atende a nossa demanda no canteiro de obra sem apresentar problemas”, detalha Victor.
Já os guindastes sobre caminhão, três modelos de 50 toneladas e dois modelos de 25 toneladas, operam há três meses na unidade HDT e realizam as atividades de movimentação de pilares, vigas e estruturas metálicas. Ainda segundo Victor, os equipamentos atuarão até 2014, quando a obra está prevista para ser concluída.
A construção iniciou em 2007 e a Petrobras considera a refinaria como a mais moderna construída no país. O foco será a produção de óleo diesel (230 mil barris por dia) para atender a demanda do Norte e Nordeste, com um custo de investimento previsto de 17,1 bilhões de dólares.
 
A versatilidade nas obras
As obras brasileiras de médio e longo prazo requerem equipamentos versáteis, que atendam a demanda exigida em cada obra. No caso dos guindastes sobre esteiras, o destaque fica pela capacidade na operação e adaptação das lanças em cada tipo de obra. “Nossos equipamentos atendem diferentes tipos de operação com alto desempenho. Além disso, os guindastes levam motor Cummins, sistema hidráulico da Rexroth ou Kawasaki e são dotados de todos os sistemas de segurança, como anemômetro, luz de ad­vertência aérea, câmeras para monitoramen­to dos tambores de carga, sistema de auto­montagem”, explica Elton Lima, gerente de guindaste sobre esteiras, equipamentos portuários e perfuratriz da Sany.
Para Anderson Verta, gerente de linha amarela da Sany, um dos grandes diferenciais dos equipamentos está na marca de seus componentes. “As fábricas da Sany trabalham em parceria com multinacionais renomadas como Mitsubishi, Kawasaki, Eaton, Rexroth, Vickers, entre outras. A SY215 de 21 toneladas é equipada com motor Mitsubishi, que agrega alta produtividade e consumo de combustível abaixo da média do mercado”, explica o gerente. Verta ainda destaca que a capacidade de giro rápido do equipamento é devido ao conjunto com quatro bombas hidráulicas, da fabricante Kawasaki, que a qualifica para obras de terraplanagem.
Na visão de Alisson Daniel, diretor da Escad Rental Equipamentos, cliente Sany desde início das operações da empresa no país, as obras atuais e que estão em planejamento no Brasil exigem equipamentos específicos de acordo com o ambiente. “Nossa parceria com a Sany tem como pilar atender os clientes em qualquer tipo de obra e região do país, tanto na venda quanto no pós-vendas. Por isso, é primordial para nós termos uma frota de máquinas com peculiaridades e exatidão na operação”, conta o diretor. A frota da Escad Rental Equipamentos conta cerca de 90 máquinas Sany, entre escavadeiras e rolos compactadores, em operação nas maiores obras de infraestrutura, mineração, petróleo, siderurgia do país.
Ainda segundo Daniel, o investimento da Escad Rental Equipamentos em máquinas Sany é resultado da satisfação e confiança dos clientes com a marca. “Estamos aumentando o nosso maquinário, pois muitos clientes estão preferindo equipamentos da Sany em suas obras. Isso mostra que a parceria entre Escad e Sany está sendo aceita no mercado”, finaliza.
 
Grupo Sany
Fundado em 1989 em Changsha, na China, o Grupo Sany dedica-se à produção de máquinas pesadas, tendo como principais produtos as máquinas para construção civil, pavimentação, escavação, reach stacker, guindastes, máquinas portuárias e de mineração. Há 20 anos, o Grupo Sany tem conquistado progresso e sucesso na sua jornada. Possui 21 filiais no mundo e seis fábricas (Estados Unidos, Alemanha, Índia, Brasil, Indonésia e China), além de aplicar políticas agressivas como a de dedicar 5% de seu faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Em 2011, a companhia contabilizou um faturamento superior a R$ 21 bilhões. Além disso, a Sany Heavy Industry (uma das subsidiárias do Grupo) foi classificada entre as maiores empresas do mundo pelo ranking FT Global 500, do jornal inglês Financial Times, com valor de mercado de 21,584 bilhões de dólares. Outra conquista neste mesmo ano foi constar entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo segundo a revista norte-americana Forbes.
Como parte da sua estratégia de crescimento, em 2012, a Sany adquiriu a empresa alemã Putzmeister. A união das áreas de negócios da Sany e da Putzmeister formou o maior líder mundial da área de equipamentos para concreto. Atualmente, a Sany emprega cerca de 50 mil colaboradores em mais de 150 países.
 
Sobre a Sany do Brasil
No Brasil, a trajetória do Grupo Sany iniciou em 2007, quando atuava como importador de equipamentos. O ano de 2011 marcou a consolidação do Grupo no país, com o anúncio de investimentos da ordem de US$ 200 milhões. Em janeiro, a Sany inaugurou na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, sua primeira unidade fabril para montagem de escavadeiras e guindastes sobre caminhão no regime de CKD (Completely Knock-Down), em uma área total de 30 mil m². Pensando no cliente, a Sany estruturou a sua área de pós-venda e lançou o seu canal de relacionamento direto entre cliente e fábrica por meio do telefone 0800 660 3131. Já em 2012, visando uma nova etapa de crescimento, a Sany investiu forte no estoque de peças, aumentando a área útil de 800m² para 2200m² com mais de 20 mil itens. Além disso, a Sany recebeu da Fundação Carlos Alberto Vanzolini a certificação de qualidade ISO 9001:2008, garantindo o rigoroso processo de qualidade e segurança da empresa.
A Sany possui uma rede de distribuidores pronta para oferecer produtos e serviços de pós-vendas em todas as regiões do país. Recentemente, a empresa inaugurou a sua filial em Recife/PE para atendimento das regiões Norte e Nordeste em conjunto com seus distribuidores locais. Para estar mais próximos dos seus clientes, a filial conta com atendimento da área comercial, pós-vendas e estoque de peças.
A Sany conta com aproximadamente 250 colaboradores, mais de 85% deles brasileiros, que trabalham em sintonia com os planos de crescimento da companhia no país, em ritmo acelerado para acompanhar as necessidades do mercado nacional e internacional.
 
Foto: Divulgação
Canaris

Site Login