Barragem Marrecas é inaugurada em Caxias do Sul

27/12/2012 - Barragem Marrecas é inaugurada em Caxias do Sul
 
ciber_barragem.jpgRepresa vai garantir o abastecimento de 250 mil pessoas por 20 anos
Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, passará a ter um sistema de abastecimento de água de melhor qualidade em 2013. No último final de semana foi inaugurada a Barragem do Sistema Marrecas na cidade, que deve garantir o abastecimento de 250 mil pessoas por 20 anos a partir do ano que vem.
O evento contou com a participação da presidenta Dilma Roussef que discursou e disse que estava em Caxias para a inauguração pela importância do País investir em infraestrutura e também porque a cidade concentra uma parte expressiva da indústria brasileira e gera empregos.
A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e teve o investimento de R$ 250 milhões, foi realizada pela Fidens Engenharia. Os trabalhos começaram em março de 2012 e contaram com a participação da Ciber Equipamentos Rodoviários. Desde o início, uma usina de CCR da Ciber, modelo UCR 30 E, trabalhou no projeto.
A represa tem capacidade para acumular até 33 bilhões de litros de água e vazão inicial prevista de 900 litros de água corrente por segundo. A extensão é de 835 metros, sendo 400 metros em área de barragem de terra e o restante em concreto compactado a rolo (CCR) e 215 hectares de área alagada.
A barragem ficou pronta e foi aberta em setembro quando começou o alagamento da área. O Sistema Marrecas só deve começar a abastecer a cidade no primeiro semestre de 2013. A barragem e a estação de bombeamento já estão prontas e a estação de tratamento de água deve ser concluída até março. Mas, para entrar em operação, o lago da barragem deve atingir a primeira comporta, numa altura de 35 metros. Hoje, o nível da água está pouco abaixo dos 24 metros. A expectativa é que entre abril e maio a barragem chegue à altura necessária para começar o bombeamento de água.
 
Sobre a Ciber
Com 54 anos de experiência em pavimentação, a Ciber atua na América Latina, África, Oceania e Ásia levando desenvolvimento às regiões atendidas e oferecendo a melhor relação custo-benefício nos produtos que fabrica. A Ciber é referência em tecnologia para produção de misturas asfálticas já tendo produzido e instalado mais de 1.600 usinas, prova incontestável do know-how Ciber em usinas de asfalto.
A empresa faz parte do Grupo Wirtgen, que abrange outras quatro importantes marcas: Wirtgen, Vögele, Hamm e Kleemann, todas sediadas na Alemanha e com instalações de produção no Brasil, Índia e China.
 
Foto: Divulgação
Timbro Comunicação

Site Login