Campo do Maracanã vai brilhar na Copa 2014

12/12/2012 - Campo do Maracanã vai brilhar na Copa 2014
 
ge_imprensa.jpg396 projetores EF2000 da GE aumentam a iluminação do campo e melhoram a visibilidade e a qualidade das transmissões de TV, principalmente em HD, atendendo a requisitos da FIFA
Está definido o sistema que iluminará o campo durante a final da Copa do Mundo FIFA de 2014 e outras seis partidas do campeonato, além da abertura, competições e encerramento das Olimpíadas de 2016. O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, considerado um dos maiores e mais tradicionais templos do futebol mundial, terá um visual muito mais claro e nítido para atletas, público presente e telespectadores de diversas partes do mundo. O contrato fechado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Empresa de Obras Públicas (EMOP); o Consórcio Maracanã Rio 2014, formado pelas construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez; e a GE Iluminação, fornecedora do sistema, prevê a  instalação de  396 projetores EF2000 da GE, focados no campo do novo Maracanã, atualmente em fase avançada de reconstrução e inauguração prevista para fevereiro de 2013.
“O Maracanã possui valor histórico para a cidade do Rio de Janeiro, para nosso país e para o mundo, como ícone da cultura brasileira e do futebol mundial . O trabalho do governo estadual foi validar uma reestruturação capaz de simbolizar a capacidade do país de sediar eventos de calibre mundial. Da arquibancada à iluminação, privilegiamos a escolha dos melhores equipamentos e soluções à altura do empreendimento”, Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do governo fluminense (EMOP).
O projeto levou em conta a necessidade de levar ao Maracanã uma iluminação uniforme e consistente, eliminando sombras e proporcionando uma visibilidade perfeita em qualquer área do campo, característica fundamental para o rendimento dos jogadores e também das transmissões de TV em alta definição. O sistema da GE Iluminação permite controlar o ofuscamento da luz e reduz a dispersão luminosa, o que ajuda a concentrar o faixo de luz no campo.
“A escolha da solução apresentada pela GE Iluminação levou em consideração a melhoria da qualidade da luz neste que será o maior estádio brasileiro, palco da final da Copa do Mundo. A reconhecida eficiência de todo o portfólio soma-se à garantia necessária para assegurar a perfeita iluminação durante as partidas, aumentando a visibilidade em todos os cantos do campo”, afirma Carlos Zaeyen, representante do Consórcio Maracanã Rio 2014.
 
Maior nitidez
Cada um dos 396 projetores está equipado com fontes de luz  de multi vapor metálico com potência de 2.000 watts, aprimorando a visibilidade do espetáculo dentro e fora de campo. Os sistemas escolhidos atendem aos requisitos da FIFA para oferecer uma visualização mais nítida do campo para jogadores e torcedores – tanto os que estão nas arquibancadas como os que assistem ao vivo pela TV em qualquer lugar do mundo.
Os projetores EF2000 foram desenvolvidos para iluminar amplas áreas externas como instalações esportivas, circuitos de corrida, estacionamentos, espaços recreativos, fachadas, portos, aeroportos e recintos cobertos com pé direito alto, como ginásios e halls para shows. Estes são os mesmos sistemas utilizados na Riverbank Arena, onde foram disputadas as partidas de hóquei dos Jogos Olímpicos e de futebol de cinco e de sete dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, além de outros estádios na Europa, Estados Unidos e América Latina.
“É com grande satisfação que abraçamos a oportunidade de contribuir com todo o nosso expertise para iluminar este monumento do futebol mundial. Estivemos presentes ao longo de grandes momentos históricos, incluindo a sua inauguração em 1950, e agora nos integramos a esta nova etapa do estádio que também representa um marco no desenvolvimento e modernização da infraestrutura do país – além, é claro, de ser um presente para todos nós que amamos este esporte”, afirma Alexandre Ferrari, gerente geral da GE Iluminação no Brasil.
 
Sobre a Empresa de Obras Públicas e a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro
A Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) é a empresa do governo do estado encarregada de construir, transformar e manter os bens públicos voltados ao bem-estar social. Está vinculada a  Secretaria de Obras, que tem por finalidade planejar, organizar, orientar, coordenar, supervisionar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado relativas ao desenvolvimento viário, urbano, edificações e saneamento básico, mecanismos de regulação para a concessão de serviços ou estabelecimento de parcerias público- privadas.
 
Sobre o Consórcio Maracanã
O Consórcio Maracanã Rio 2014 foi formado pelas construtoras Odebrecht Infraestrutura e Andrade Gutierrez, ambas com forte atuação no mercado de engenharia e construção nacional e internacional.
Com o objetivo em executar as obras de reforma do Estádio Maracanã para sediar o final da Copa do Mundo FIFA 2014, o Consórcio Maracanã Rio 2014 tem como principal desafio atender às recomendações da FIFA, buscando soluções criativas de engenharia que viabilizem as intervenções necessárias dentro do prazo contratual.
Visando formar e qualificar a mão-de-obra para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado, as obras de reforma do estádio Maracanã estimam a geração de três mil empregos diretos.
 
Sobre a GE
A GE faz. Presente no Brasil há 93 anos, a GE fornece produtos, serviços e soluções inovadoras para ajudar o País a vencer seus desafios de infraestrutura e melhorar a vida das pessoas. Nós cuidamos da saúde, desenvolvemos a energia, construímos e movemos o Brasil. Acreditamos que, se dá para imaginar, dá para fazer. Para mais informações, visite o site www.ge.com/br
 
Sobre a GE Iluminação
Com o vigor de seu fundador, Thomas Edison, a GE Iluminação inventa e desenvolve soluções eficientes e mais sustentáveis, que mudam a forma como as pessoas iluminam seu mundo nos setores comerciais, industriais, públicos e residenciais. Divisão da GE, companhia que trabalha para construir um mundo que funciona melhor,  o negócio de iluminação emprega mais de 17 mil pessoas em mais de 100 países. No Brasil, comercializa produtos sob a marca registrada dirigida ao consumidor Energy Smart, e as marcas registradas comerciais Evolve, GTx, Immersion, Infusion, Lumination e Tetra. Para mais informações, visite o site www.geiluminacao.com.br

Foto: Divulgação GE Imprensa
Agência Ideal

Site Login