Graça Foster destaca investimentos no pré-sal em evento do Lide

28/11/2012 - Graça Foster destaca investimentos no pré-sal em evento do Lide
 
petrobras_termo.jpgA presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, foi a convidada especial nesta segunda-feira (26/11) do almoço-debate promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo. No evento, Graça Foster discursou para um grupo de aproximadamente 300 empresários e destacou os investimentos que a Companhia tem realizado para o desenvolvimento do pré-sal.
"O pré-sal já é uma realidade. Em setembro, a produção de petróleo do pré-sal atingiu 10% da produção local", ressaltou a presidente, lembrando que a Petrobras quebrou, também em setembro, os recordes mensal (187,3 mil barris por dia) e diário (223,7 mil bpd) de produção de petróleo no pré-sal. O Plano de Negócios e Gestão 2012-2016 da Petrobras prevê que a Companhia investirá no pré-sal US$ 69,6 bilhões no período. "Desse total, já está praticamente tudo contratado", disse a presidente.
Graças às descobertas no pré-sal e considerando, além das reservas provadas, também os volumes potencialmente recuperáveis, as reservas da Petrobras saltaram de 15,7 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) para 31,5 bilhões de boe em cinco anos, permitindo que a Companhia se prepare para esse desafio. "Nós estamos fazendo com que a Petrobras dobre de tamanho. Nossas reservas já foram multiplicadas por dois e, em relação a 2012, a produção de petróleo e a oferta de gás natural até 2020 irão dobrar", reforça a presidente.
Com a perspectiva de que haverá aumento da demanda por combustíveis fósseis no mundo até 2030, a presidente da Petrobras afirma que a prioridade da Companhia é produzir petróleo. "A preocupação é com a nossa curva de produção, principalmente no pré-sal", afirmou. Em relação às energias renováveis, Graça destaca o trabalho da Petrobras Biocombustível e a necessidade de as petrolíferas estarem atentas a esse mercado, mesmo com uma perspectiva de longo prazo. "Até 2035, 2040, certamente 50% da matriz energética mundial será de petróleo e gás."

Foto: Divulgação Agência Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional da Petrobras

Site Login