Caminhão da Eficiência Energética da Siemens visita mais de 30 cidades brasileiras

31/10/2012 - Caminhão da Eficiência Energética da Siemens visita mais de 30 cidades brasileiras

siemensenergia.jpgCerca de 5 mil pessoas já conheceram a carreta que percorre os principais polos produtores regionais para avaliar como indústrias e universidades podem reduzir o consumo de energia e fortalecer competitividade
Com mais de 14 mil quilômetros percorridos pelo País, o Caminhão da Eficiência Energética da Siemens completa, neste final de outubro, visitas a mais de 30 cidades brasileiras. A carreta, que fez sua primeira parada há quatro meses, já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Uberlândia, Joinville, Recife, Araraquara, entre outras, e seguirá viagem até dezembro deste ano, em uma série de roadshows. O Brasil é o primeiro país de todo o continente americano a receber a completa estrutura de soluções e tecnologias da companhia voltadas à redução do consumo da energia elétrica em grandes indústrias.
Lançado no Rio de Janeiro, o caminhão foi exibido pela primeira vez no País durante a Rio+20. A carreta já visitou mais de 30 cidades, entre indústrias e instituições de ensino. De acordo com a programação, mais localidades devem ser visitadas até o fim do ano. “O consumo de energia afeta diretamente a produtividade sustentável, seja do ponto de vista econômico ou ambiental. Por meio da utilização de tecnologias inovadoras e integradas para a recuperação de energia, o consumo pode ser reduzido em até 50%. Por isso, queremos mostrar como novas tecnologias podem garantir às indústrias mais eficiência energética, maior competitividade e menos impacto ao meio ambiente”, explica Bruno Abreu, especialista em eficiência energética da Siemens.
Entre as próximas visitas do caminhão, ainda neste mês de outubro, estão as cidades de Campinas, Santo André e São Paulo. Em novembro, também em São Paulo, a carreta será exposta na 16ª edição da ISA Show, de 6 a 8 de novembro e, de lá, retorna a Campinas. Na sequência, segue para as cidades de Campo Limpo Paulista, Limeira, Santos e Porto Alegre. Para completar o roadshow pelo País, já no mês de dezembro, a carreta estará presente nas cidades de Lajeado, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e a última cidade a receber a carreta no Brasil será Chapecó, em Santa Catarina.
A partir de 2013, o Caminhão da Eficiência Energética da Siemens irá para Chile, Argentina, Peru e Colômbia.

Soluções Siemens
Dentro da carreta de 30 metros quadrados de área serão demonstradas tecnologias da companhia voltadas à eficiência energética aplicáveis em setores produtivos chave da economia nacional tais como: automotivo, alimentos e bebidas, químico, papel e celulose, metalurgia, mineração e petróleo e gás. “A proposta de estarmos presentes em diferentes regiões brasileiras mostrar que nossos mais de 100 anos de experiência no Brasil nos permitem desenvolver soluções e tecnologias 100% aplicáveis à realidade da indústria brasileira”, afirma Abreu.
Ao entrar no caminhão, o visitante conhecerá, módulo a módulo, os caminhos para reduzir seu consumo e gasto com energia de forma simples e eficiente. Um dos passos mais importantes é o gerenciamento transparente da produção, por meio de relatórios baseados em dados medidos. “É muito importante conhecer a operação para identificar meios de reduzir o consumo ou aumentar a disponibilidade da energia”, conta o especialista.
Integração entre diferentes sistemas e monitoramento do potencial de economia ou gasto da energia também são cruciais, e isso também poderá ser visualizado no caminhão.

Sobre o Setor de Industry da Siemens
O Sector Industry da Siemens é o fornecedor líder no mundo em produtos e soluções inovadoras e que respeitam o meio ambiente. Com tecnologia de automação de ponta a ponta e softwares industriais, sólida especialização no mercado vertical e serviços baseados na tecnologia, o Setor melhora a produtividade, eficiência e flexibilidade dos clientes. Com mais de 100.000 colaboradores, o Setor Industry compreende as Divisões Industry Automation, Drive Technologies e Customer Services, bem como a Unidade de Negócios Metals Technologies. Para mais informações, visite http://www.siemens.com/industry.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil
A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.106 colaboradores, 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Foto: Divulgação Siemens
CDI

Site Login