Petrobras é a empresa brasileira mais admirada na América Latina, segundo ranking

04/10/2012 - Petrobras é a empresa brasileira mais admirada na América Latina, segundo ranking
 
petrobras_b17917.jpgPresidente Graça Foster recebe três prêmios e destaca os valores da Companhia
A Petrobras foi destaque da 15ª edição do ranking "As Empresas mais Admiradas no Brasil", elaborado pelo instituto Officina Sophia e promovido pela revista Carta Capital. Em 1º lugar entre "As empresas brasileiras mais admiradas na América Latina", a Companhia foi reconhecida também em outras duas categorias, "10 empresas mais admiradas do Brasil" e "10 líderes mais admirados", e sua subsidiária Petrobras Distribuidora foi eleita a melhor empresa no segmento "Distribuidores de Combustíveis ou Derivados de Petróleo". Os prêmios foram entregues na noite de segunda-feira (01/10), em cerimônia em São Paulo com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, recebeu os troféus conquistados pela Petrobras nas categorias "10 empresas mais admiradas no Brasil", em que a Companhia ocupa o 4º lugar, "As empresas brasileiras mais admiradas na América Latina", na qual a Petrobras lidera, e "10 líderes mais admirados", em que a executiva aparece na 9ª colocação, empatada com o empresário Jorge Paulo Lemann. O troféu da categoria "Distribuidores de Combustíveis ou Derivados de Petróleo" foi recebido pelo presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto.
"As empresas que estão aqui são importantes para nós brasileiros porque produzem, investem e acreditam no Brasil", discursou a presidenta da República, para mais de 600 pessoas presentes à cerimônia. Também compareceram os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e da Bahia, Jaques Wagner; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Aurélio Maia, e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
Ao receber o prêmio principal da noite - de empresa brasileira mais admirada na América Latina - a presidente da Petrobras, Maria das Graças da Silva Foster, ressaltou que "nós somos a maior empresa de capital aberto do Brasil e temos consciência do papel preponderante que exercemos na economia brasileira e, de certa forma, na economia da América Latina, continente no qual atuamos em quase todos os países". E completou: "estamos e onde estivermos nós temos como premissa, como valor, como essência de nossa existência as responsabilidades social e ambiental, que integram a missão e visão da nossa Companhia".
"As Empresas mais Admiradas no Brasil" é uma das principais premiações corporativas do país e tem como objetivo homenagear as empresas e empresários que mais se destacam e contribuem para o desenvolvimento do Brasil. A premiação é dividida em quatro modalidades: as 10 empresas mais admiradas, os 10 líderes mais admirados, as empresas mais admiradas por segmento e as empresas brasileiras mais admiradas na América Latina.
A pesquisa é realizada junto a empresários de todos os setores da economia e avalia as empresas segundo 13 critérios: qualidade de produtos e serviços; compromisso com recursos humanos; presença/atividade em redes socais; responsabilidade social; notoriedade; capacidade de competir globalmente; comprometimento com o desenvolvimento sustentável; inovação; qualidade de gestão; compromisso com o país; ética; respeito pelo consumidor e solidez financeira.
No evento de premiação, foi lançado um anuário que apresenta o resultado completo da pesquisa, uma análise do momento empresarial e os fatores que contribuem para que as empresas premiadas sejam admiradas pelos principais executivos do país.
 
Foto: Agência Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Site Login