AES Eletropaulo fecha acordo com INTECH Engenharia para obras de rede subterrânea

03/09/2012 - AES Eletropaulo fecha acordo com INTECH Engenharia para obras de rede subterrânea
 
intech_engenharia.jpgProjetos utilizam metodologia que evita abertura de valas e intervenção de ruas
A AES Eletropaulo, distribuidora de energia que atende 24 municípios do da região metropolitana de São Paulo, contratou a INTECH Engenharia para realizar obras de perfuração horizontal direcional por um período de dois anos. Os projetos iniciaram em 2011 e beneficiarão tanto obras de melhoria do sistema quanto para atendimento de clientes da concessionária.
A tecnologia de perfuração horizontal direcional é um método não-destrutivo de instalação de dutos. Com esse processo, a perfuração acontece apenas no sentido horizontal e, por isso, é totalmente controlada. Além de evitar a abertura de valas e a intervenção de vias, essa metodologia também é mais sustentável, pois gera menos resíduo em relação a uma obra de perfuração subterrânea comum.
Os projetos da INTECH na rede subterrânea da AES Eletropaulo estão sendo realizados em vários pontos da região metropolitana de São Paulo, incluindo o centro da Capital. O acordo com a distribuidora envolve um escopo de atendimento amplo e detalhado e exige uma mobilização constante por parte da empresa. “Os trabalhos efetuados pela INTECH para a AES Eletropaulo estão dentro das expectativas técnicas e de segurança esperadas, mostrando até agora um bom desempenho na gestão das obras”, afirma Moacir Fernandes, Coordenador Técnico da Gerência de Gestão do Subterrâneo da AES Eletropaulo.
Para organizar as operações, a INTECH montou um canteiro central, no bairro de Santo Amaro, de onde partem as equipes que atenderão as obras. As equipes de campo são compostas por 23 profissionais. O serviço requer o uso de 13 máquinas, entre perfuratrizes, caminhões, máquinas especializadas e veículos de apoio.
Como a área de cobertura da distribuidora inclui pontos de grande concentração urbana, a INTECH também precisou desenvolver uma metodologia diferenciada em campo. Uma das etapas mais importantes desse trabalho é o planejamento da obra, que envolve a integração dos dados da rede subterrânea, fornecidos pela AES Eletropaulo, com as informações de campo, validadas pela INTECH.
Outro desafio é o período de realização das obras, que só podem ser executadas à noite e em horários restritos. “Temos que obedecer a uma série de autorizações e atender a um procedimento rigoroso dos órgãos municipais. Com isso, temos um espaço de tempo médio das 22h00 às 4h00”, explica o diretor Superintendente da INTECH Engenharia, José Eduardo Frascá Poyares Jardim.
“Estamos levando aos nossos clientes o que há de mais moderno na parte de infraestrutura de obra civil e que, ainda, contribui com a melhoria do trânsito da cidade bem como com o meio ambiente”, concluiu Fernandes, da AES Eletropaulo.
 
SOBRE A AES ELETROPAULO
Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo - incluindo a capital - que, juntos, abrigam uma população de 16,6 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, com 6,4 milhões de unidades consumidoras. Em consumo e faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.
 
SOBRE INTECH ENGENHARIA
INTECH Engenharia atua no mercado desde 1998 e é referência nacional na aplicação do Método Não Destrutivo de Perfuração Horizontal Direcional para instalação de dutos de aço carbono e de PEAD de grandes diâmetros em travessias e cruzamentos para linhas de gás, óleo, energia életrica, minérios, água e esgoto, biocombustíveis, telecomunicações, descontaminação de solo além de aproximações de praia (shore approaches) e perfuração de poços de petróleo.
 
Comunicação: Canaris

Site Login