ISA CTEEP e TAESA reforçam transmissão de energia no Paraná

ISA CTEEP e TAESAISA CTEEP e TAESA reforçam transmissão de energia no Paraná

As novas linhas de transmissão de 525 kV da IE Ivaí (LT 525 kV Foz do Iguaçu/Guaíra; LT 525 kV Guaíra/Sarandi e LT 525 kV Sarandi/Londrina) têm 511 km de extensão, passam por 41 municípios e acrescentam mais de 2.600 MVA de potência energética para a região.
São Paulo, 10 de novembro de 2022 – A ISA CTEEP e a TAESA, transmissoras de energia elétrica, acabam de iniciar a operação comercial da Interligação Elétrica (IE) Ivaí, no Paraná. O empreendimento obteve o Termo de Liberação Parcial (TLP) do Operador Nacional do Sistema (ONS) para as instalações do corredor de 525 kV, que conecta as subestações de Foz do Iguaçu, Guaíra, Sarandi e Londrina, correspondendo a 511 km de linhas de transmissão em circuito duplo.
Essa fase concluída contempla o fortalecimento do abastecimento de energia nas regiões norte e noroeste do Paraná. Além disso, considerando sua localização, a energização desta etapa contribui com o escoamento de energia para a Região Sudeste, produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. A energização de Ivaí contribui também com o escoamento da energia para o Mato Grosso do Sul e a região oeste do Paraná.
Em sua totalidade, o que inclui o trecho já entregue e circuitos de 230 kV que serão energizados nas próximas semanas, o projeto contou com a construção de 593 km de linhas de transmissão e três subestações – Guaíra, Paranavaí Norte e Sarandi, sendo esta última com conceito digital. Também foi realizada a expansão da capacidade das subestações já existentes de Londrina e Foz do Iguaçu. A IE Ivaí fará a interligação de 41 municípios do Estado e acrescentará mais de 2.600 MVA de potência à região, o suficiente para abastecer um milhão de residências.
“Estamos muito felizes em entregar e iniciar a operação de mais um importante projeto, que contribui para a ampliação de uma matriz energética mais limpa e está em linha com o nosso propósito de geração de valor sustentável”, ressalta Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP.
“A transmissão de energia é tema de alta prioridade para o desenvolvimento econômico do País, o que fica evidente pela magnitude dos últimos leilões organizados pela ANEEL. Somado aos projetos de Aimorés e Paraguaçu, Ivaí é o terceiro empreendimento em que temos a parceria da ISA CTEEP, garantindo ao Sistema Interligado Nacional (SIN) uma interconexão cada vez mais segura”, comenta Luís Alessandro Alves, diretor de Implantação da TAESA.
Interligação Elétrica Ivaí
Durante a obra, foram instaladas 1.239 torres de transmissão, lançados cerca de 13.000 km de cabos e gerados 3 mil empregos diretos, com expressiva mão de obra local. Ainda, será doada uma área totalmente reflorestada de quase 180 hectares, com mais de 144 mil mudas de espécies nativas, localizada na cidade de Tapejara (PR). O projeto também trará melhorias na infraestrutura para as comunidades indígenas Ocoí e Tekoha Guassu Guavirá, como o incremento no sistema de abastecimento de água nos municípios de Guaíra e Terra Roxa (PR).
A Interligação Elétrica Ivaí, arrematada no Lote 01 do leilão de transmissão realizado em 2016, foi construída pela Aliança Interligação Elétrica (AIE), parceria envolvendo a ISA CTEEP e a TAESA, na proporção igualitária de 50%. O investimento realizado até o momento foi de cerca de R$ 2 bilhões e, quando concluído, proporcionará o recebimento de R$ 361,6 milhões líquido de PIS/COFINS (ciclo tarifário 2022/2023) de Receita Anual Permitida (RAP). O trecho já energizado corresponde a aproximadamente 80% do total da RAP e, nas próximas semanas, o projeto será totalmente finalizado e as companhias receberão 100% da Receita.
Foto: divulgação

Site Login