ABB realiza transporte de maior transformador HVDC do mundo

20/07/2012 - ABB realiza transporte de maior transformador HVDC do mundo
 
abb-riomadeira.jpgO maior transformador HVDC do mundo foi transportado, recentemente, por ferrovia, estrada e por navio, de Ludvika, Suécia para Porto Velho, no Brasil para integrar o Projeto Rio Madeira – maior interligação de transmissão do mundo.
A ABB está escrevendo mais um capítulo na história da transmissão de energia com o projeto HVDC do Rio Madeira. Essa transmissão conectará  duas hidrelétricas no Noroeste do Brasil até São Paulo, a principal economia  do país, cobrindo uma área de 2,500 quilômetros. Quando finalizada, essa será a maior rede de transmissão do mundo.
Sete transformadores de potência HVDC de 600 kV estão entre os principais componentes que irão regular o fluxo de energia e facilitar a eficiência e confiabilidade da eletricidade que será transmitida para os consumidores por longas distâncias. Cada tanque do transformador tem peso líquido de 400 toneladas, o que os torna os maiores transformadores já construídos.
Mas, antes de chegar ao ponto final, esses transformadores tiveram que viajar de Ludvika, na Suécia, através do Atlântico e depois pelo Rio Madeira, até o seu destino final em Porto Velho, no Brasil. Essa longa viagem através dos oceanos, cidades, vilas, por ferrovias, rodovias e navios teve um planejamento e logística muito bem detalhados.
A primeira etapa da viagem foi feita por ferrovia e transportou o equipamento de Ludvika para o porto Suéco de Oxelösund, onde foi carregado em um navio e encaminhado para a cidade de Manaus, Brasil. A jornada no Atlântico teve duração de 20 dias.
Em Manaus, cada transformador foi cuidadosamente colocado em uma grande embarcação para continuar a viagem até o Rio Madeira, Porto Velho. Por conta do peso do transformador, era preciso que o rio estivesse com 7 metros de profundidade para que a embarcação pudesse navegar e isso, só podia ser garantido durante as chuvas  de outono.
De Porto Velho até o destino final foi uma jornada de 20 quilômetros. Nessa etapa final, os transformadores foram colocados em um trailer gigante, conduzido por cinco caminhões que, cuidadosamente, o transportaram pelas rodovias existentes. Essa jornada foi concluída com a chegada dos transformadores ao destino final e instalação na subestação.
Mais uma vez, a ABB comprovou sua habilidade em superar os desafios mais difíceis e de desenvolver, fazer e entregar produtos com tecnologia de ponta em qualquer lugar do mundo.
 
Sobre a ABB
A ABB é líder em tecnologias de energia e automação. Proporciona aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145 mil funcionários.
 
 
Foto: Divulgação
S/A Comunicação

Site Login