Tramontina Eletrik completa 40 anos com novas linhas de produtos

26/07/2016 - Tramontina Eletrik completa 40 anos com novas linhas de produtos
 
tramon_eletrik.jpgEmpresa está atenta aos sinais de recuperação econômica do país e aos nichos de mercado que surgem no segmento de materiais elétricos
Sediada em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, a Tramontina Eletrik completa este ano 40 anos de atividades. A companhia, que nasceu com o objetivo de fabricar peças de alumínio para redes de transmissão de energia, cresceu e se consolidou no mercado de materiais elétricos. Hoje ocupando 40 mil m² de área construída, a unidade tem capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico.
A Tramontina Eletrik chega aos 40 anos atuando em três divisões diferentes – além do carro-chefe, que são os materiais elétricos, a empresa comercializa também equipamentos para atmosferas explosivas e peças injetadas de alumínio. Essa diversidade move a Eletrik (como é carinhosamente conhecida) a trabalhar no constante aperfeiçoamento de seu portfólio, com o lançamento de novas linhas de produtos, como duchas, disjuntores e quadros de distribuição.
 
Expansão e diversificação de atividades
Nesses 40 anos de atuação, a empresa sempre se mostrou atenta aos sinais de desenvolvimento do país e aos nichos de mercado que surgiam, e onde poderia atuar. No início de sua produção, em 1976, o país passava por uma fase de grandes investimentos estatais em linhas de transmissão de energia elétrica.
Mas esta era uma venda bastante técnica, específica e, por outro lado, a empresa tinha por trás toda a estrutura de vendas do grupo Tramontina já amplamente estabelecida. Então, 1986 marcou o começo da incursão no segmento de produtos voltados ao consumidor final, com a fabricação da linha de conduletes e acessórios para eletrodutos.
Até o início dos anos 1990, a Tramontina Eletrik seguiu voltada apenas para o alumínio. E, em 1994, novamente percebendo a possibilidade de expansão, desta vez utilizando o plástico, iniciou a fabricação de plugues, tomadas e interruptores de sobrepor, e extensões, que formaram a linha Priscus. Dois anos depois, em 1996, foi a vez do lançamento dos interruptores de embutir.
A competência na injeção de alumínio, reconhecida pelo mercado nas divisões de materiais elétricos, levou a empresa a criar, em 2000, a divisão Tecnopeças, dedicada ao fornecimento de peças injetadas de alumínio, sob encomenda, para diversos segmentos industriais, com destaque para o automotivo e agrícola.
Sempre de olho no futuro, lançou há quatro anos a divisão Ex, especializada na produção de materiais elétricos para ambientes onde o processo produtivo possa gerar atmosferas contaminadas com gases explosivos, caso dos segmentos de óleo e gás (onshore e offshore), geração de energia, mineração, química, alimentos e transporte ferroviário.
Ação ambiental
A Tramontina Eletrik sabe que não basta oferecer produtos com a melhor qualidade e tecnologia. É preciso olhar para a comunidade e adotar atitudes sustentáveis, como tratar a água utilizada na fábrica com a instalação de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, e reutilizar praticamente toda a matéria-prima.
Além disso, tomou a iniciativa de desenvolver um projeto próprio de geração de energia por sistema fotovoltaico. O sistema, que tem como fonte a radiação solar - caracterizada por ser limpa, renovável e gratuita -, é interligado à rede elétrica regional, de forma a complementar a capacidade de geração. Esta integração permite à Tramontina Eletrik utilizar uma quantidade menor de energia originária da distribuidora, possibilitando economia tanto financeira como de recursos hídricos – sujeitos às condições climáticas - e termelétricos – mais caros e poluentes.

Perfil Tramontina Eletrik - Em 2016 a Tramontina Eletrik completa 40 anos de experiência no desenvolvimento e produção de uma ampla gama de produtos que traz segurança, qualidade e praticidade para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Sediada na cidade de Carlos Barbosa (RS), seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m2, conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas.
A estrutura do Grupo Tramontina, do qual faz parte, garante que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
O ano de 2016 será marcante para a Tramontina Eletrik não somente pelas quatro décadas de atividades, mas também pela ampliação seu portfólio, com o lançamento de linhas de produtos em novos segmentos, como duchas, disjuntores e quadros de distribuição. Tramontina Eletrik Tel.: (54) 3461.8200
 
Foto: divulgação
Via Pública Comunicação
Tramontina fabrica.jpg

Site Login