Sil é apoiadora da Qualifio

20/07/2016 - Sil é apoiadora da Qualifio
 
sil_qualifio.jpgEmpresa apoia trabalho da entidade que monitora o cumprimento das normas dos fios e cabos elétricos que possuem certificação compulsória do Inmetro
Instalações elétricas mal planejadas, profissionais não capacitados e utilização de fios e cabos elétricos que não atendam às normas técnicas põem em risco a segurança, o patrimônio e a vida de todos que dependem de energia elétrica. Para a SIL, uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos destinados às instalações elétricas até 1 kV (baixa tensão), qualidade é prioridade absoluta e, desse modo, atua buscando excelência em todos os aspectos, desde a produção até o relacionamento com clientes e fornecedores.
E como qualidade é palavra de ordem em seu modelo de trabalho, a SIL é uma empresa associada à Qualifio - Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, entidade sem fins lucrativos, que atua no monitoramento dos produtos deste segmento. Fundada em 1993 por empresas fabricantes de condutores elétricos, a Qualifio tem um histórico de atuação em prol de melhorias no setor, tornando a entidade uma das principais responsáveis pelo monitoramento da qualidade dos fios e cabos que possuem certificação compulsória do Inmetro.
“Entendemos que o trabalho desenvolvido pela Qualifio é fundamental não só para balizar o setor, garantindo a qualidade dos produtos e consequentemente a segurança das instalações que fazem uso desses produtos, mas também para manter uma concorrência leal no mercado, inibindo eventuais amadores que possam se aventurar por esse segmento, colocando em risco vidas e patrimônios”, avalia Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL.
 
Rigoroso processo de avaliação
Com atuação bastante abrangente em todo o país em conjunto como Sindicel – Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos e com o Procobre – Instituto Brasileiro do cobre, a entidade monitora e identifica certificadoras, fabricantes e comerciantes que operam de maneira irregular, notificando as autoridades competentes.
A Qualifio adquire produtos de marcas aleatórias em todo território nacional, inclusive de seus associados. Essa coleta – sempre de fios e cabos com certificação compulsória do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – também leva em consideração as denúncias recebidas pelos consumidores e lojistas.
Essas amostras são enviadas a laboratórios credenciados pelo Inmetro, que realizam os testes de acordo com a norma e a portaria do item em questão. Importante ressaltar que é esta portaria que define a certificação compulsória. Com os resultados em mãos, e caso o produto seja certificado pelo Inmetro e apresente não conformidade, a Qualifio avisa o instituto, com o envio do relatório do laboratório, e também comunica a certificadora, o fabricante e o lojista.
Caso o produto não seja certificado, e seja de certificação compulsória, o Inmetro também é comunicado uma vez que é o responsável pela tomada de ações. Nesse caso, se a amostra do produto estiver irregular, o órgão regulador deverá solicitar a retirada do produto do mercado. O lojista, além de não poder mais comercializá-lo, corre o risco de ser multado e, caso continue a vender fios e cabos fora dos padrões, poderá responder criminalmente.
Para conhecer mais o trabalho da Qualifio, acesse http://www.qualifio.org.br/.

Imagem: divulgação
Via Pública Comunicação

Site Login