Com imponência e segurança, entra em operação a maior turbina do setor sucroalcooleiro fabricada pela Siemens no Brasil

12/07/2016 - Com imponência e segurança, entra em operação a maior turbina do setor sucroalcooleiro fabricada pela Siemens no Brasil

ft_0452.jpgUsina Delta produzirá aproximadamente 376.000 MWh/ano de energia extra, quantidade suficiente para abastecer uma cidade como São Bernardo do Campo-SP
Iniciou-se em 30 de abril, a operação da maior turbina já fabricada no Brasil para o setor sucroalcooeiro. O equipamento Siemens, de 73,4 MW de potência, faz parte da expansão de uma das principais plantas do Grupo Delta Sucroenergia, em Minas Gerais. A turbina pode ser utilizada tanto para condensação quanto para contrapressão e está apta para altas condições de pressão e temperatura de vapor.
O projeto visa à otimização da usina de açúcar e álcool a fim de maximizar a geração de energia durante os períodos de safra e entressafra, por meio da implementação do ciclo regenerativo. Esta solução influencia positivamente no rendimento da operação, contribuindo para geração adicional de energia.
Neste contexto, a Usina Delta terá capacidade para suprir a necessidade de consumo interno, e comercializar os excedentes para o Sistema Integrado Nacional (SIN). Cerca de 56MW podem ser devolvidos à rede brasileira, energizando a rede em quatro vezes mais do que o valor consumido. A turbina Siemens terá capacidade de geração total de 376.503 MWh/ano, quantidade suficiente para abastecer mais de 200 mil residências por ano, o que equivale a uma cidade como São Bernardo do Campo, em São Paulo.
"A Siemens promove uma pesquisa de satisfação com seus clientes durante fases chave do projeto e, na ultima pesquisa feita, o feedback sobre a Siemens foi muito positivo. O cliente destacou principalmente os aspectos de consultoria, proatividade e performance em todas as etapas do projeto. Esse reconhecimento é mérito de toda a equipe da Siemens Power & Gas", disse Rodrigo Antonio Panham, Project Manager para este projeto.
A Siemens prestou assessoria especializada à usina na elaboração do balanço de massa e energia, garantindo confiabilidade e desempenho do equipamento. Esta foi a primeira turbina a vapor do setor que dispensa uso do redutor de velocidade e apresenta, também, uma inovação no layout de instalação outdoor (ao tempo), reduzindo significativamente os gastos com obras civis.
Produzido em solo nacional, este projeto reforça a presença das soluções e tecnologias da Siemens neste segmento da indústria, cuja turbina teve sua aquisição facilitada pelos recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pela linha FINAME. Dessa forma, a empresa oferece novas possibilidades para alavancar o acesso aos equipamentos inovadores no cenário brasileiro.

Sobre o equipamento
A SST600 é uma turbina a vapor projetada como uma capacidade de até 150 MW. O equipamento é altamente customizado e fornece excelente desempenho com alta confiabilidade. A tecnologia possui ótima relação custo-benefício para instalação e operação, além de oferecer excelente flexibilidade para processos industriais complexos. A SST600 pode ser utilizada tanto para condensação quanto para contrapressão e está apta para altas condições de pressão e temperatura de vapor. A turbina atende diferentes condições de instalação, como em soluções de escape axial, que permitem redução de custo significativo para os clientes.

S2Publicom

 

Site Login